FUG-BR / Grupo Brasileiro de Usuarios de FreeBSD - (Artigo 2) - Asterisk e FreeBSD o Futuro da Telefonia IP.
 
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(Artigo 2) - Asterisk e FreeBSD o Futuro da Telefonia IP. PDF Imprimir E-mail
Por Marcelo Araujo   
16/07/2006
ndice de Artigos
(Artigo 2) - Asterisk e FreeBSD o Futuro da Telefonia IP.
Parte 2

ImageDando continuidade na série de artigos FreeBSD + Asterisk, vamos abordar o uso de VOICEMAIL e mobilidade em planos de discagem, como SIGA-ME se eu estiver indisponível ou SIGA-ME se eu estiver ocupado.

Iremos passar por uma pequena "preparação"  sobre o uso do ASTDB (Asterisk Data Base) e algumas variáveis de ambiente nativas do Asterisk.

1 - Introdução a mobilidade em telefonia convencional.

ImageNos últimos tempos a falta de informação ou a desconexão seja ela nas vias convêncionais (EMAIL, IM, TELEFONE FIXO e CELULAR), podem acarretar em prejuízos financeiros, em perda de negócios ou até mesmo, perder aquela cervejinha com os amigos.

- História na telefonia convencional.

Imagine-se em seu escritório aguardando uma ligação de um importante cliente. Seu celular toca, e após desliga-lo, sem planejar, sua esposa pede que você busque as crianças imediatamente na "ESCOLA".

Você então redireciona as ligações do seu TELEFONE FIXO para seu CELULAR, usando os recursos de SIGA-ME de sua operadora LOCAL. O cliente liga para seu escritório e após algumas chamadas é redirecionado para seu CELULAR.

Infelizmente seu CELULAR esta fora de AREA e ao perceber a mensagem da caixa postal o cliente desliga.

"Conclusão, sua imagem denegrida e falta de profissionalismo."

- Agora esta mesma história, na versão IP.

Antes de sair para buscar as crianças, você acessa um menu administrativo e grava uma mensagem para seu cliente e redireciona a ligação para seu celular. Agora você desliga seu ATA e juntos vão em busca das crianças na "ESCOLA".

O cliente liga para seu escritório, o Asterisk verifica que seu ATA esta INDISPONÍVEL e redireciona a ligação para seu CELULAR, verificando que a ligação não completou, o Asterisk redireciona novamente o cliente para a mensagem que você gravou anteriormente.

Antes de você levar as crianças até em casa, uma rápida parada em um CyberCafé, pluga o ATA na INTERNET, acessa sua caixa de VOICEMAIL e entra em contato com o cliente via Asterisk, usando a linha do seu escritório.

"Conclusão, eficiência e profissionalismo."

2 - Configurando o VOICEMAIL no Asterisk.

Vamos editar o arquivo voicemail.conf.

    nagazaki# pwd
    /usr/local/etc/asterisk
    nagazaki# vi voicemail.conf

Vamos descomentar 2 parâmetros e adicionar um usuário e senha de VOICEMAIL.

    usedirectory=yes
    searchcontexts=yes


No final do arquivo configuramos o usuário do VOICEMAIL.

    [escritorio]
    include => general
    9010 => 1212,Marcelo Araujo,<EMAIL PROTECT>

    A configuração básica para uma conta VOICEMAIL.

    NUMERO => SENHA,NOME DO USUARIO,EMAIL

3 - Aplicando o redirecionamento do VOICEMAIL no seu plano de discagem.

Editando o arquivo extensions.conf, vamos montar uma plano de discagem para um usuário SIP pré-configurado.

    exten => 9010,1,Dial(SIP/araujo,20)
    exten => 9010,2,Voicemail(9010@escritorio)
    exten => 9010,3,Hangup()

Ligando para o número "9010" após 20 segundos se a chamada não for atendida, o originador será redirecionado ao VOICEMAIL, recebendo uma mensagem padrão solicitando que "deixe sua mensagem após o sinal".

Agora iremos configurar um menu administrativo para nossa conta de VOICEMAIL.
Editando o arquivo extensions.conf, vamos criar um número de acesso a nossa conta VOICEMAIL.

    exten => 90109,1,VoiceMailMain(9010@escritorio)
    exten => 90109,Hangup()


Existe um projeto chamado ASTERISK-BR que se propõem em converter os prompts DEFAULTS do Asterisk para a lingua nativa PT_BR.
    
Discando para o número "90109", sera solicitado a senha da conta "1212" configurada no arquivo voicemail.conf, iremos ser redirecionados a um MENU com diversas opções como:

        Gravar mensagem de indisponível.
        Gravar mensagem de ocupado.
        Dentre outras opções......


Antes de usarmos algumas opções de mensagens personalizadas, é vital o entendimento de algumas variáveis nátivas do Asterisk.

4 - Asterisk DIALSTATUS.

ImageO Asterisk nos permite identificar o status de um cliente ou canal conectado no IPBX através de uma variável de ambiente chamada DIALSTATUS.

Vamos abordar apenas 2 status CHANUNAVAIL e BUSY, excenciais para um melhor controle nos planos de discagem.

Editando o arquivo extensions.conf, inserimos em um plano de discagem, as seguintes extensões.

        exten => 9010,1,Dial(SIP/araujo)
    exten => 9010,2,Goto(9010-${DIALSTATUS},1)
    exten => 9010-BUSY,1,Dial(SIP/marcelo)
    exten => 9010-CHANUNAVAIL,1,Dial(SIP/secretaria)

Neste exemplo ao recebermos uma chamada no número "9010" e o mesmo estiver OCUPADO (Busy) por já estar recebendo ou efetuando uma ligação e/ou CHANUNAVAIL (INDISPONÍVEL) por não estar autenticado, o originador sera redirecionado para:

    Caso ocupado = Cliente SIP "marcelo".
    Caso indisponível = Cliente SIP "secretaria".

5 - Asterisk GoToIf.

Podemos adicionar um controle de fluxo nas extensões do plano de discagem, facilitando a tomada de decisões no encaminhamento da chamadas.

Antes de editarmos o arquivo extensions.conf, ligue para o menu administrativo da sua caixa de VOICEMAIL e grave as mensagens de INDISPONÍVEL e OCUPADO.
    
No arquivo extensions.conf, vamos criar um plano de discagem inteligente para redirecionar nossas ligações.

    exten => 9010,1,Dial(SIP/araujo)
  exten => 9010,2,GoToIf($[${DIALSTATUS} = CHANUNAVAIL]?5)
  exten => 9010,3,GoToIf($[${DIALSTATUS} = BUSY]?6)
  exten => 9010,4,Hangup()
  exten => 9010,5,Voicemail(u9010@escritorio)
  exten => 9010,6,Voicemail(b9010@escritorio)

Quando discarmos para o número "9010", caso o status do cliente SIP "araujo"  esteja INDISPONÍVEL, o originador da chamada é redirecionado a extensão 5 e se o status for OCUPADO, sera redirecionado para a extensão 6. Se o status do cliente SIP não for nenhum dos 2, a conexão é encerrada.

Nas extensões 5 e 6, podemos perceber a letra "u" e "b" na frente da nossa conta de VOICEMAIL.

    "u" = Unavail (INDISPONíVEL).
    "b" = Busy (OCUPADO).

Usando estas duas opções, podemos redirecionar o originador da chamada para o status correto em que se encontra o nosso número de telefone.

6 - Introdução ao ASTDB (Asterisk Data Base).

O Asterisk nativamente suporta o BDB(Berkeley Data Base) dentre outros bancos de dados que suportem acesso via ODBC e alguns outros através de API'S, exemplo o Mysql.

Vamos criar um plano de discagem no arquivo extensions.conf e usaremos algumas funcionalidades de redirecionamento via ASTDB.

    exten => 9010,1,Dial(SIP/araujo)
    exten => 9010,2,Goto(9010-${DIALSTATUS},1)
    exten => 9010-BUSY,1,Dbget(redir=forward/9010)
    exten => 9010-BUSY,2,Dial(SIP/${redir})
    exten => 9010,3,Hangup()

Vamos startar o asterisk e usar a CLI(Prompt de comando) para manipular os redirecionamentos das ligações.

    nagazaki# asterisk -vvvvvvvvvc

    *CLI> database put forward 9010 marcelo
    Updated database successfully
    *CLI>

Podemos acompanhar todo o processo de redirecionamento nos logs do Asterisk(CONSOLE CLI).
Discando para o número "9010" iremos ser redirecionados para o cliente SIP "marcelo".

        -- DBget: varname=redir, family=forward, key=9010
      -- DBget: set variable redir to marcelo
      -- Executing Dial("SIP/araujo-0366", "SIP/marcelo") in new stack
      -- Called marcelo
      -- SIP/marcelo-914e is ringing

Para verificar e deletar os redirecionamentos na base ASTDB.

         *CLI> database show forward 9010
    /forward/9010                                     : marcelo
    *CLI> database del forward 9010
    Database entry removed.
    *CLI>

OBS: Caso você adicione um redirecionamento no ASTDB, esse redirecionamento torna-se permanente mesmo após um restart no Asterisk.



7 - Conclusão.

ImageMobilidade é a palavra do momento, estar conectado na Internet em qualquer lugar do mundo, poder ter um único número de telefone e receber estas ligações na Europa, China e no Brasil. Redirecionar ligações para outros números ou para vários números, trabalhar em HomeOffice tendo o ramal do escritório disponível em sua casa. Originar chamadas e ter vários números de telefones em localidades diferentes no mesmo aparelho.

Todos esses sonhos de um mundo moderno desenvolvido gratuitamente e testado por milhões de engenheiros, desenvolvedores e apaixonados pela escolha de compartilhar experiências, digitando códigos e revolucionando a história.

O Software Livre nunca teve um impacto tão grande como este, chegando aos poucos para modificar todos os conceitos de telefonia e telecomunicações.


Importante: este é o segundo artigo de uma série; os outros artigos estão disponíveis em:


Marcelo Araujo
araujo at fug dot com dot br.

 

Comentrios
SOBRE O SIGA-ME
Por Este endereo de e-mail est sendo protegido de spam, voc precisa de Javascript habilitado para v-lo em 16/07/2006 21:37:43
Marcelo, muito interessante teu artigo, excelente mesmo; o que precisa mesmo haver um esclarecimentos aos usurios de telefonia na hora de programar os servios, como o SIGA-ME,por exemplo, em alguns casos, a pessoa acha que a programao tem que ser feita no telefone do receptor..e no no telefone dela mesma para direcionar as chamadas para o nmero no qual ela estiver disponvel no momento em que a chamada for efetuada. 
x;*******
Asterisk Geral.
Por Annimo em 17/07/2006 08:04:46
Opa Marcelo. 
 
O que precisa mesmo um artigo, que mostre como configurar um Asterisk(simples) de inicio at o fim, passando at pelo hardware necessrio.  
 
Me vi obrigado a comprar 2 livros, pois no estava encontrando esse tipo de documentao. 
 
Ao anonimo de cima
Por Outro Anonimo em 17/07/2006 11:46:25
Cara, voce sugere alguma abordagem? Vai ve o autor pode fazer isso, mas temos que sugerir como. Por exemplo, configurar um ou dois usuarios no sip.conf e fazer eles se autenticarem com ATA, e depois um discar pro outro, e esse o nivel de "simples de inicio ate o fim" que voce se refere? 
 
Acho que tambem poderia falar um pouco de Zaptel. Minha primeira experiencia com asterisk foi com aquelas plaquinhas clone Zaptel da Intel/MDalgumacoisa.
Asterisk + Web Panel
Por Este endereo de e-mail est sendo protegido de spam, voc precisa de Javascript habilitado para v-lo em 17/08/2006 06:32:32
Marcelo, 
 
Existe algum web panel, alguma interface para administrao do asterisk via web que rode em FreeBSD? 
 
Obrigado, 
 
Abraos 
 
PS: eu poderia receber uma cpia da sua resposta no meu e-mail por gentileza.
Parabns
Por Srgio Valado em 17/10/2006 23:21:44
Gostaria de parabenizar o autor pela iniciativa destes tutorias sobre asterisk, e tambm dizer que gostaria de receber toda e qualquer informao sobre o assunto, pois montei uma intranet como laboratrio de teste e estou querendo montar um servidor VOIP para os 20 usurios que a utilizam como forma de aprendizado e futuro centro de treinamento no assunto. Obrigado...
Por Rodrigo em 30/10/2006 17:20:31
Gostaria de receber toda e qualquer informao sobre o Asterisk. 
Muito obrigado
asterix
Por helenice em 11/12/2006 11:28:38
gostaria de montar um servidor baseado em asterix ou sip,o que preciso(qual a configurao)necesaria,preciso implantar alguma soluo voip em meus clientes
asterisk
Por juliano marcos em 22/01/2007 10:40:37
Estou montando um servidor asterisk, estou iniciando minha experiencia com o debian, gastaria de saber como fao para interligar ramais uma vez j criados no sip.conf, como devo editar o extensions.conf, para um novo plano de discagem?
Parabns.
Por Seitty Rafael F. Silva em 04/06/2007 09:58:11
Realmente muito boa sua iniciativa de escrever o artigo referente ao asterix, ate o momento apresenta-se muito claro, estamos no aguardo do terceiro artigo.
VOIP - TRABALHO FACULDADE
Por Claudio Almeida em 13/06/2007 13:25:35
Marcelo,  
Primeiramente gostaria de parabeniz-lo pela matria, muito boa mesmo...  
Gostaria tambm de saber quais so os requisitos para montagem do servidor asterisk (hardware, configuraes) citando como exemplo a comunicao entre dois pontos distantes A e B / Matriz e Filial.  
Trabalho na Prefeitura de Itapeva-SP, temos um link da telefnica e contamos com uma rede de 120 computadores. Qualquer informao a respeito do VOIP e ASTERISK ser super benvinda! Pode me mandar qualquer coisa, obrigado! Claudio
Por mumu em 26/12/2007 23:28:31
saber onde ele esta



ltima Atualizao ( 16/07/2006 )
 
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