FUG-BR / Grupo Brasileiro de Usuarios de FreeBSD - FUGs Estaduais - Grupos Estaduais de Usuarios FreeBSD
 
12.07  
Inicio arrow FUGs Estaduais
Principal
Inicio
Noticias
Artigos
Regras da Lista
Assinar a Lista
Histrico da Lista
Forum
Keyserver
PC-BSD: Artigos
PC-BSD: Notcias
Galeria de Imagens
Contador Usurios FUG
FUGs Estaduais
Downloads
Enquetes
FAQ
Resumo do Site
Links
Pesquisar
Contato
Sobre a FUG-BR
RSS / Twitter
-
DOC-BR (FUG BR)
Introduo
Projeto DOC-BR
Handbook
FAQ Oficial
-
+ Noticias
Alertas de Seguranca
Alertas em Ports
BSD em Geral
DaemonNews (Ingles)
MyFreeBSD
Todas Categorias
-
Login
Nome de Usurio

Senha

Lembrar login
Esqueceu sua senha?
Sem conta? Crie uma


FUGs Estaduais - Grupos Estaduais de Usuarios FreeBSD PDF Imprimir E-mail
Por Coordenadores FUGs Estaduais   
13/05/2006

ImageSistemas de código aberto tem nas comunidades sua maior base e força. De forma geral um grupo organizado e grande como a FUG-BR consegue atingir bons objetivos no que diz respeito à promoção do sistema e base de auxílio para usuários de maneira mais ampla.

Contudo, o primeiro contato com o sistema, a introdução, início da evangelização só se torna possível quando temos confiança no ambiente e no sistema com o qual estamos lhe dando. Sozinho, apenas com o auxílio de fontes de informações na Internet, por melhor que estas sejam, essa familiaridade com o sistema é menos natural. O natural é poder contar com um amigo, ou um conhecido próximo que já conheça o sistema e possa nos ajudar de forma mais direta quando precisarmos.

Dessa forma, o crescimento do sistema bem como a segurança de novos usuários se torna maior à partir do momento que existem grupos regionais de usuários.

Para incentivar isso, a FUG-BR tem a iniciativa de fragmentação das FUG por estados. Para cada uma das unidades federais que constituem nossa nação, pode haver uma FUG perto de você. Por exemplo, FUG-MG para Minas Gerais, FUG-SP para São Paulo, FUG-RS para o Rio Grande do Sul, etc.

As principais motivações para FUGs estaduais é facilitar a organização de eventos por região de nosso imenso país, como happy hours, encontros, BSD Days e até mesmo caravanas para a BSDCon nacional. Outra motivação é a facilidade com que um usuário "iniciante" pode encontrar um "vizinho" que poderá auxiliar melhor em seu aprendizado. Promover oficinas e eventos de promoção do FreeBSD, bem como Install Shows e Install Fests também é parte do objetivo.

Todos sabemos, novos usuários e usuários de Linux só precisam de um empurrãozinho para conhecer o melhor do ambiente Unix de código aberto, os BSD livres. Não raramente apenas auxílio na instalação do sistema, pode ser o incentivo suficiente.

A FUG-BR não muda em nada.

É importante deixar claro que, no âmbito nacional, a FUG-BR não muda em nada. Continua sendo a grande lista nacional que sempre foi, mantida por Edson Brandi e um time de administradores voluntários, sendo a lista de maior abrangência sobre FreeBSD em território nacional. Contudo, com suas ramificações por unidade federal agora. Nada mais do que ramificações diretas da FUG-BR. Portanto todos que participam das FUG estaduais, sintam-se mais que convidados à participar da FUG-BR, e você que já é parte da FUG-BR, não perca a chance de participar também da FUG de seu estado, para ficar por dentro do que acontece na sua região acerca de FreeBSD.

Interação e organização das FUGs estaduais.

As FUGs estaduais são organizadas de forma independente, mas em cooperação com a FUG-BR. Cada estado tem ao menos um coordenador, mas alguns estados podem ter mais coordenadores. Os coordenadores nada mais são do que os responsáveis técnicos pela infra-estrutura da FUG no estado, são os que tem acesso administrativo à lista de discussão do estado e ao ambiente Web do estado. Na prática, nada mais que isso. Todas as decisões de cada FUG regional é discutida em sua própria lista de forma democrática e rasoável.

Para entrar em contato com o coordenador da FUG em seu estado, envie um e-mail para:

  • coordenacao-uf@fug.com.br

Onde uf é a sigla da unidade federal de seu estado, por exemplo, Este endereo de e-mail est sendo protegido de spam, voc precisa de Javascript habilitado para v-lo , Este endereo de e-mail est sendo protegido de spam, voc precisa de Javascript habilitado para v-lo , etc. Esta é uma alias convencional de e-mail que aponta para os coordenadores. No mais, qualquer contato pode ser feito também diretamente na própria lista.

As listas estaduais da FUG.

Cada coordenação estadual tem autonomia para decidir as listas que terá em seu estado. Contudo, ao menos a primeira lista sempre será

  • freebsd-uf@fug.com.br

Onde uf é a sigla da unidade federal do estado. Complementarmente haverá sempre uma alias no formato

uf@fug.com.br

apontando para a lista Este endereo de e-mail est sendo protegido de spam, voc precisa de Javascript habilitado para v-lo Portanto esta torna-se a lista primária de cada estado. Listas secundárias variam de estado para estado, de acordo com o que a comunidade regional decidir necessário.

Todas as listas da FUG, incluindo as estaduais, podem sempre ser encontradas em:

Portanto lá você encontrará as listas dos estados em que desejar participar. Para participar o cadastro é feito da mesma forma que nas listas da FUG-BR, pela interface Web do Mailman. A lista padrão de cada estado será sempre encontrada no endereço

  • https://www.fug.com.br/mailman/listinfo/freebsd-uf

Os registros DNS do tipo A e MX existem para os subdomínios uf.fug.com.br, e apontam no caso de correio eletrônico para o mesmo servidor de fug.com.br. De tal forma, enviar e-mails para estes sub domínios é a mesma coisa que enviar para fug.com.br. O que vale é o nome da lista.

Ambiente web das FUG estaduais.

As FUG estaduais tem autonomia para popular conteúdo próprio Web sob o endereço

  • http://www.uf.fug.com.br

Onde uf é a sigla da unidade federal do estado, por exemplo, http://www.sp.fug.com.br , http://www.mt.fug.com.br , http://www.df.fug.com.br , etc.

As FUG estaduais que ainda não criaram conteúdo próprio, tem esta URL apontando para este sítio Web, o principal da FUG-BR. A qualquer momento contudo a FUG de cada estado pode popular conteúdo em sua URL.

Seu estado não tem FUG? Seja o coordenador!

Se você explorou https://www.fug.com.br/mailman/listinfo/ e não encontrou indícios da existência da FUG de seu estado, talvez ela ainda não exista. Os anúncios são feitos periódicamente na lista principal da FUG-BR, e as FUG estaduais que ainda não existem é porque não houve um membro da FUG nesse estado disposto a coordená-la. Talvez você queira fazê-lo. Se for o caso, entre em contato conosco na própria FUG-BR, no formulário de contato deste sítio Web ou no e-mail Este endereo de e-mail est sendo protegido de spam, voc precisa de Javascript habilitado para v-lo Image

E então, o que você está esperando para se juntar também à FUG de seu estado? Clique aqui e entre, nem que seja em modo digest (resumo) para você ficar por dentro do que se passa sobre FreeBSD na sua região.

ltima Atualizao ( 12/06/2006 )
 
FUG-BR - Espalhando BSD
Dicas Rpidas:
Quer saber todos os arquivos que um dado port instalou? Use pkg_info -L <nome do port>. Quer reler a mensagem de pós-instalação de um port já instalado? Use pkg_info -D <nome do port>. Quer consultar informações de um port sem precisar mencionar seu nome e versão exatamente como registrados? Use pkg_info -x <expressao>, por exemplo, pkg_info -L -x perl
 






Wallpapers
Online:
Ns temos 22 visitantes online


Devil Store - Sua loja BSD
FreeBSD Brasil LTDA

FUG-BR: Desde 1999, espalhando BSD pelo Brasil.