FUG-BR / Grupo Brasileiro de Usuarios de FreeBSD
 
23.04  
Inicio arrow PC-BSD: Artigos arrow PC-BSD: Todo o Poder de uma Estaco de Trabalho BSD Unix, voltado ao Usurio Domstico.
Principal
Inicio
Noticias
Artigos
Regras da Lista
Assinar a Lista
Histrico da Lista
Forum
Keyserver
PC-BSD: Artigos
PC-BSD: Notcias
Galeria de Imagens
Contador Usurios FUG
FUGs Estaduais
Downloads
Enquetes
FAQ
Resumo do Site
Links
Pesquisar
Contato
Sobre a FUG-BR
RSS / Twitter
-
DOC-BR (FUG BR)
Introduo
Projeto DOC-BR
Handbook
FAQ Oficial
-
+ Noticias
Alertas de Seguranca
Alertas em Ports
BSD em Geral
DaemonNews (Ingles)
MyFreeBSD
Todas Categorias
-
Login
Nome de Usurio

Senha

Lembrar login
Esqueceu sua senha?
Sem conta? Crie uma


PC-BSD: Todo o Poder de uma Estaco de Trabalho BSD Unix, voltado ao Usurio Domstico. PDF Imprimir E-mail
Por P. Tracanelli (FreeBSD Brasil)   
13/12/2008
ndice de Artigos
PC-BSD: Todo o Poder de uma Estaco de Trabalho BSD Unix, voltado ao Usurio Domstico.
Parte 2

ImageNesse pequeno artigo você acompanhará uma introducão ao PC-BSD, o FreeBSD customizado para Desktop, focado no usuário doméstico comum. Ao longo do artigo apresento minhas impressões pessoais, depois de alguns dias de uso intenso do PC-BSD. O PC-BSD tem elementos de amigáveis e torna a experiência com um Desktop Workstation Unix simples e práticas, e acima disso, o fato de ser FreeBSD, torna a experiência com níveis de estabilidade, performance e seguranca que devem ser observados por qualquer pessoa que queira um sistema fácil de usar, sem precisar se preocupar com muitos detalhes técnicos.

Esse artigo é focado a novos usuários BSD e a usuários Linux, e também a quem tem considerado opcões ao Windows, seja por motivos financeiros ou técnicos, e tem testado distribuicões Linux, considere testar também o PC-BSD.

ImageO PC-BSD é várias coisas. Pra comecar é um excelente sistema de Desktop para o usuário comum, aquele que não é especialista em informática, e ainda menos em Open Source. Isso porque não é necessário ser um expert para usar um sistema com uma interface completamente intuitiva e simples, e principalmente, orientada a mouse, cheia de wizards que auxiliam o usuário a configurar e instalar servicos e aplicacões passo-a-passo; muitas vezes com um único click.

O PC-BSD é também o FreeBSD, e desde o PC-BSD 7 vem por padrão com escalonador ULE 2. O resultado é um sistema que mesmo em máquinas antigas, com pouca memória e pouca CPU, consegue manter boa resposta e usabilidade, mesmo com CPU praticamente o tempo todo em 100% e memória livre nula e alguma SWAP em uso. Ou seja pode não ser rápido em máquinas antigas, afinal, elas não o são, especialmente considerando que hoje em dia uma estacão típica de Desktop usa sim, muito recurso. Mesmo não Windows. Por exemplo, a suíte típica de Office, o OpenOffice já requer no mínimo 256MB de memória (ideal é 512MB) [ref], resolucão de vídeo de 1024x768; Java (JRE) por si só segue requisitos mínimos similares,  o Firefox 3 também, 256MB no mínimo, e o tal Adobe Flash Plugin, nem se fala. Saindo do Windows chega a demandar até mínimo de memória de vídeo [ref].

Assim sendo, não da pra fazer milagre. Mesmo considerando os requisitos mínimos padrão (kernel GENERIC) do FreeBSD, 32MB de memória e processador 486 DX de 66Mhz, o PC-BSD tem sua UI (Interface Gráfica com o Usuário) baseada no KDE 4, que por sua vez tem requisitos de 512MB, processador de 800Mhz e 1G de espaco em disco. E então não dá para esperar milagres, dá?

last pid: 58718;  load averages:  1.25,  1.41,  1.42    up 0+04:15:25  16:51:24
136 processes: 1 running, 135 sleeping
CPU: 16.8% user,  0.4% nice, 28.1% system,  1.6% interrupt, 53.1% idle
Mem: 205M Active, 40M Inact, 63M Wired, 9640K Cache, 42M Buf, 5224K Free
Swap: 496M Total, 105M Used, 391M Free, 21% Inuse

  PID USERNAME    THR PRI NICE   SIZE    RES STATE    TIME   WCPU COMMAND
 1709 eksffa        1  47    0 68032K 13412K select  17:46  5.47% kded4
 2074 root          1  47    0 64232K 10768K select  16:47  4.79% kded4
 1418 root          1  46    0   196M 63900K select  12:49  3.27% Xorg
 1798 eksffa        5  49    0 91952K 27740K select   0:00  2.39% plasma
 1750 eksffa        1  45    0 57432K 15492K select   1:09  1.37% kwin
 4586 eksffa        1  44    0 65924K 28732K select   4:19  0.00% wish8.4
 1894 eksffa        1  44    0 57592K 12216K select   1:46  0.00% kmix

Acima você vê um trecho do top(1) na estacão que estou usando nesse exato momento. Trata-se de um Sony Vaio PCG-FRV37, com incríveis 256MB de memória principal. Note que temos 21% de swap em uso, e o KDE não é exatamente um grande exemplo de como economizar memória ou usar CPU adequadamente. Enquanto o plasma tem 5 threads o restante do KDE é essencialmente monothread. O Firefox3 sim, dá um show de threads e alocacão de memória (gracas ao jemalloc(3), claro), e economiza muitos recursos nesse laptopzinho da década passada (literalmente).Image

Normalmente eu uso nesse equipamento FreeBSD com Elightenment DR17, meu gerenciador de janelas de 2D preferido. Mas afim de ajudar namorada, amigo e alguns alunos de uma Universidade de BH, resolvi experimentar o PC-BSD a sério - antes eu havia feito um test-drive de poucos dias, para conhecer e avaliar apenas. Quem está acostumado com Enlightenment normalmente tem alguns vícios, afinal temos atalho de teclado para, literalmente, tudo, e os conceitos de usabilidade são distintos e afastados do tradicional. Mas no KDE (PC-BSD), tudo é tradicional, como quem usa Windows. Então resolvi me esforcar e encarar. A última vez que usei KDE era o 2.0 no FreeBSD 4.

Primeiro, a dúvida: não vai ser possível usar PC-BSD com 256MB de memória. Pode até ser que carregue, mas de carregar a ser possível usar sem passar nervoso, existe um precipício de distância. Mas a primeira surpresa é: faco tudo com total usabilidade. Meu ambiente de uso é bem pesado, de forma geral sou viciado em manter tudo aberto em múltiplos desktops, nunca fecho nada. Nesse momento tenho Firefox3, GIMP, aMSN (que usa o Wish8, ou seja é um pesado que é uma beleza...) e o cliente do Last.fm - que também sabe ser pesado.

ImageApesar do consumo de memória estar acima do que tenho disponível, toda acão continua com boa resposta. É possível fazer tudo sem desgastes emocionais ;-) o crédito disso, é claro, é do FreeBSD e do fato do PC-BSD estar com o SCHED_ULE por padrão. O PC-BSD não tem nenhum tuning complementar além disso, e além do fato de ter Soft Updates em todos os sistemas de arquivos, inclusive raiz (/). A granularidade do escalonador continua com frequência de 1000 Hertz (padrão recente do FreeBSD) e a tabela de dimensionamento de alocacão de memória (kern.maxusers) continua no (conservador) padrão automático.

É esse o tipo de comportamento que o usuário tradicional de computadores vai ter quando por a mão no PC-BSD pela primeira vez. No mínimo boas surpresas já com a performance geral do sistema. Especialmente para quem vem de distribuicões Linux também voltadas ao usuário médio, e com KDE por padrão. 

Mas o PC-BSD é mais que isso. Na minha opinião, o PC-BSD é acima de tudo uma forma agradável, das pessoas conhecerem o FreeBSD e sistemas de linhagem BSD de forma geral, e com menores chances de assustar os novos usuŕios. Isso porque cá entre nós, em épocas românticas, instalar um Red Hat 4, Slackware, ou outro Linux com o bom e velho instalador em Curses, e depois sofrer um monte editando o XF86Config para conseguir ter resolucão de 1024x768 e 16 bits de cores, entender o padrão de configuracão do proprio XF86Config, ou fazer o USRobotics 56K funcionar numa IRQ fora do padrão (IRQ 12 ;-) e na serial 3 (COM4 ;-) podia ser dificil, geek demais, mas no final tínhamos pessoas que se não soubessem o que estavam fazendo, estariam pelo menos iniciados.

Hoje temos usuários que acham que sempre foi xorg.conf e sequer colocam a mão no xorg.conf; aliás tem usuários Open Source que só conhecem o X -configure (quando conhecem, e a distro não faz tudo sozinho pra eles). Ou seja hoje em dia os novos usuários tendem a ser preguicosos, menos dedicados, e reclamar mais se dedicando menos, na esperanca de um sistema Open Source automato. E sabemos bem, esse tipo de gente não é e nunca foi o foco de sistemas BSD. 

Mas o ponto é, apesar de ter uma instalacão gráfica muito intuitiva e simples, e ter o PBI (Push Button Installer, o nome legal mas que claramente rebatizado, o nome original era mesmo PC BSD Installer), sistema de instalacão de pacotes pré-compilados com 1 click - que dá bos vindas a usuários Windows - a colecão de PBI (www.PBIDir.com) tem a maioria das aplicacões mais populares, mas não tem todas as mais populares. Ou seja cedo ou tarde o usuário vai acabar tendo que instalar pela Colecão de Ports do FreeBSD - e aprender a usar o Ports consequentemente.

ImageO PC-BSD usa o padrão de Update Binário. E o usuário mais curioso vai acabar descobrindo que é exatamente como o freebsd-update funciona, e que usa o BSDiff (diff binário). Finalmente se for curioso suficiente vai notar que o FreeBSD apesar de prover update binário, é incomum, e quem sabe vai um dia ter curiosidade de instalar o source. O PC-BSD tem ainda um firewall, pela interface gráfica, no melhor estilo Firewall Pessoal que te oferece uma interface para apenas bloquear e liberar portas e apenas protocolos TCP e UDP. Bem medíocre, mas para o usuário tradicional, suficiente. O usuário mais curioso (menos tradicional) cedo ou tarde vai notar que o Firewall é o PF, e esperancosamente vai notar que em /etc/pf.conf tem regras de antispoof e normalizacão de pacotes, e comecar a ficar curioso sobre o Firewall.

É então uma boa forma de comecar a conhecer sistemas BSD, sem dúvidas. Mas acima de tudo, se não quiser nem saber nada além do necessário, terá em mãos um sistema operacional de altíssima performance, estabilidade e seguranca. Os poucos momentos de má experiência que o usuário pode ter, é associado a algumas instabilidades do próprio KDE4. Felizmente não notei nada que comprometesse a experiência inicial.

Dessa forma resolvi reorganizar aqui na FUG as notícias associadas ao PC-BSD e também criar uma área para artigos, permitindo que a comunidade possa contribuir e se ajudar no uso do PC-BSD. Se o tempo me permitir vou documentar as experiências que estou tendo, enquanto experimento o PC-BSD a sério, e ajudo algumas pessoas a fazerem o mesmo.

Convido a todos que queiram uma alternativa livre (e mais rápida, segura e confiável) ao Windows em seu computador pessoal, considerem com carinho o PC-BSD.

O que é o PC-BSD?

É um projeto iniciado por um usuário FreeBSD, Kris Moore, afim de facilitar a instalacão do FreeBSD de forma pré-configurada, com o gerenciador de janelas KDE. Moore nas primeiras versões do PC-BSD já customizava o KDE, corrigindo alguns bugs e adicionando características exclusivas do PC-BSD nessa interface gráfica. As primeiras customizacões foram no painel de controle e na criacão de wizards de instalacão e configuracão do sistema. Instalacão aliás, que é gráfica, intuitiva, funcional, simples e fácil.

Recentemente a iXSystems, empresa especializada em hardware para servidores especialmente projetados para ambiente Open Source, para sistemas Linux e BSD, adquiriu (comprou) o PC-BSD, e passou a ter Kris Moore em sua folha de pagamentos, garantindo que Moore pudesse ficar dedicado ao desenvolvimento e manutencão do PC-BSD.

Oficialmente:

PC-BSD é um sistema operacional livre, projetado com a facilidade de uso em mente. Como qualquer sistema operacional moderno, você pode ouvir suas músicas favoritas, assistir seus filmes, trabalhar com documentos de escritório e instalar suas aplicacões favoritas com um auxiliar de configuracão, em um só click.

O PC-BSD tem um tema customizado para o KDE, um bom conjunto de aplicacões pré-instaladas, e o principal, uma forma de instalar novas aplicacões completamente nova, diferente da instalacão por pacotes pré-compilados ou através de compilacão local (formas tradicionais em sistemas BSD). Apesar dessas formas tradicionais continuarem possíveis, o PC-BSD tem uma abordagem nova, tanto tecnologicamente, quanto na usabilidade prática: um framework de instalacão, o PBI - Push Button Installer, ou Instalador Apertando o Botão, numa traducão livre.

O que é o PBI - Push Button Installer?

Image Ao invés de permitir o uso de aplicacões de terceiras da maneira tradicional em ambiente Unix de linhagem BSD (Pacotes ou Colecão de Ports), o PC-BSD tem o PBI, uma interface de pacotes pré-compilados com uma abordagem diferente. Os usuários fazem o download do arquivo de instalacão - que tem a extensão .pbi - de algum site (o repositório oficial é o http://pbidir.com) e dá um duplo clique no .pbi, então um Wizard que (se necessário) pede confirmacão de Aceite de Termos de Licenca e instala a aplicacão com alguns cliques no Next (no melhor estilo Windows / Mac OS X), e a aplicacão está instalada. Complementarmente atalhos no padrão KDE podem ser instalados no Menu do Sistema ou no Desktop.

O usuário não tem que se preocupar com detalhes de compilacão, customizacão em tempo de construcão, e principalmente, não se preocupa com a questão de bibliotecas compartilhadas, conflitos de dependências, nem conflitos versão de ABI, comum em sistemas Linux e BSD. Isso devido a forma como o PBI funciona.

Em primeiro lugar, ele quebra completamente o padrão POSIX e mesmo o padrão FreeBSD de hierarquia e organizacão de arquivos, e coloca tudo junto, de cada aplicacão, em uma estrutura centralizada, em /Programs (que é um link simbólico para /usr/Programs, pelo menos). Cada aplicacão fica em seu próprio diretório em /Programs/<aplicacao>/ e cada um tem suas próprias bibliotecas, sua própria estrutura bin/ e o que mais for preciso para garantir o funcionamento e a deinstalacão clean do pacote caso necessário. Isso de forma geral é o que o usuário convencional precisa saber.

O usuário mais técnico vai querer mais detalhes sobre os PBI, e isso deixamos pra depois.

Como é PC-BSD por padrão?

Por padrão o PC-BSD tem um mixto de tecnologias não disponíveis por padrão no FreeBSD. Por exemplo, o instalador já permite o uso do Geom Journal e também do ZFS para sistema de arquivos, além do (tradicional) UFS2 e UFS2 com Soft Updates. Além disso alguns módulos de kernel que não entram no GENERIC do FreeBSD devido a licenceamento, está disponível no PC-BSD. A saber:

Vídeo ATI e NVidia

O PC-BSD tem claro suporte a todo dispositivo de vídeo que o Xorg tem por padrão, mas complementarmente tem ainda o módulo de aceleracão 3D de placas ATI Radeon e NVidia, que normalmente temos que fazer download no site da NVidia apra FreeBSD.

Wireless Intel

ImageAlém disso o suporte a Wireless Intel também está disponível por padrão. As placas wireless Intel depende de um framework binário proprietário, ou seja, não é Open Source e ainda dependem de um termo de aceite especial de licenca. Como se não bastasse, a licenca da Intel proíbe a engenharia reversa para escrever drivers alternativos. Tudo isso deu muita confusão e alguns líderes de projetos Linux mais puritanos (além do próprio Stallman) e também Theo De Raadt,  líder do OpenBSD, passaram a fazer campanha de boicote a hardware Intel devido a essas atitudes. O FreeBSD tem suporte por padrão (requer aceite de licenca através de uma variável sysctl de kernel), e o PC-BSD foi além, já carrega como módulo na instalacão e mediante aceite de uso do próprio PC-BSD já habilita a mencionda variável sysctl.

Adobe Flash Player 9

A iXSystems fez um acordo formal com a Adobe para permitir a distribuicão do Flash 9 no PC-BSD, e esse é disponível por padrão, no Firefox3, e roda sob compatibilidade Linux.

Java (JRE e JDK)

Java é oficialmente suportado no FreeBSD, homologado pela Sun Microsystems, em acordo legal com a FreeBSD Foundation. Isso faz do FreeBSD, do Solaris, Windows, Red Hat Enterprise e Suse Enterprise os únicos sistemas operacionais com Java homologado oficialmente. Ainda assim Java é cheio de termos especiais de aceite de uso, por isso não pode ser instalado automáticamente pela Colecão de Ports do FreeBSD ou pacote pré-compilado com instalacão remota. Tem que ser feito download e o termo de aceite da Sun Microsystems tem que ser no download. Porém, para o PC-BSD é diferente.

ImageGracas a um acordo com a iXSystems, a FreeBSD Foundation e a Sun Microsystems, o JRE e o JDK podem ser baixados do http://pbidir.com eo termo de aceite de licenca com usuário final (EULA) da FreeBSD Foundation só precisa ser aceito na instalacão.

Tudo isso tem os termos de licenca inclusos no Aceite padrão na instalacão do PC-BSD.

Wine e Virtualizacão do Windows

PC-BSD vem com Wine como add-on e existem diversos PBI de aplicacões Windows! Você consegue rodar por exemplo Firefox 3 com Flash 9 nativo de Windows (sem compatibilidade com Linux), e pode rodar até mesmo Internet Explorer. Os mais radicais podem achar besteira, mas o sistema é voltado a usuários residenciais, e eventualmente podem precisar disso.

Além disso o Qemu e o Win4BSD, frameworks de virtualizacão, que permitem a instalacão do Windows em ambiente virtual isolado. Eu mesmo já precisei virtualizar Windows, uso Win4BSD pra isso. Afinal minha ferramenta favorita para Análise Técnica e acompanhamento de cotacões na bolsa de valores (ProfitChartRT), só funciona no Windows, e a própria plataforma de operacões das minhas corretoras ou demandam Internet Explorer ou Desktop Windows. Seja como for o usuário doméstico convencional pode acabar precisando rodar aplicacões Windows, por falta de opcão.

Como o PC-BSD é Distribuído?

O PC-BSD é distribuído em 3 CDs, o primeiro tem a instalacão e a base do KDE. O segundo tem componentes complementares, como a Colecão de Ports do FreeBSD, os fontes do FreeBSD e alguns PBI como suíte de Office, navegadores Web e componentes multimídia. O terceiro disco tem os packs de internacionalizacão que permite que o PC-BSD seja instalado em múltiplas línguas.

ImageOu seja no final, para nós brasileiros, precisamos dos 3 CDs, afinal temos coisas que queremos no CD2 e o suporte a nossa língua faz parte do CD 3. 

Felizmente para quem tem um computador com leitor DVD o PC-BSD também é distribuído em um DVD que tem o conteúdo dos 3 CDs. Essa é a opcão mais simples. Se preferir você pode comprar o DVD do PC-BSD na Devil Store - http://www.DevilStore.com.br - a um preco muito acessível.

O que você precisa saber antes de Comecar:

O básico, o FreeBSD precisa de uma particão primária para ser instalado. Assim sendo se você não puder criar uma primária, precisará adequar seu computador, com qualquer ferramenta para Windows, Linux ou BSD de realocacão de dados e particionamento. Complementarmente o PC-BSD diferente do FreeBSD, não consegue criar particões primárias a não ser que haja espaco livre ou que você queira converter uma particão de disco já existente na que o PC-BSD utilizará.

Isso considerado, você está pronto para obter o PC-BSD e comecar sua primeira experiência.

Referências:

Comentrios
Excelente artigo
Por Anderson Oliveira em 14/12/2008 13:47:03
Ol Patrick Trancanelli, 
Tudo bem? 
Parabns pelo artigo, bastante informativo e motivante, at estou com vontade de experimentar este SO Desktop. Gostaria de esclarecer uma dvida, se for possvel; voc comentou no artigo acima que o java oficialmente suportado no FreeBSD, homologado pela Sun Microsystems, entretanto no o encontramos nos siteos oficiais de distribuio da Sun (www.java.sun.com), por qual motivo? 
Um forte abrao.
Excelente artigo
Por Anderson Oliveira em 14/12/2008 13:47:35
Ol Patrick Trancanelli, 
Tudo bem? 
Parabns pelo artigo, bastante informativo e motivante, at estou com vontade de experimentar este SO Desktop. Gostaria de esclarecer uma dvida, se for possvel; voc comentou no artigo acima que o java oficialmente suportado no FreeBSD, homologado pela Sun Microsystems, entretanto no o encontramos nos siteos oficiais de distribuio da Sun (www.java.sun.com), por qual motivo? 
Um forte abrao.
Ola Anderson.
Por Patrick Tracanelli em 14/12/2008 23:55:28
No fao idia, o mais provvel que a Sun homologa mas no mantm a verso para FreeBSD. A verso do FreeBSD mantida pela FBSD Foundation exclusivamente. J para os outros sistemas a prpria Sun mantm.
Por Rafael Isac em 18/12/2008 16:00:20
To querendo usar PC-BSD em casa h muito tempo, sem ler este artigo ja tinha baixado , tava s faltando comprar o DVD e gravar o iso, agora vou mudar mesmo pro PC-BSD, a nica coisa que me segurava era o counter strike do meu filho, bem como to a 50 metros de distncia da FreeBSDBrasil vou passar la e comprar com o Patrick o DVD :).
Por Fernando Frana em 08/01/2009 10:25:47
Parabns meu caro pelo artigo. 
Estou escrevendo um pequeno tutorial introdutrio ao FreeBSD para desktops e servidores, mas mesmo assim no d pra cobrir detalhes to a fundo. Complementarmente indicarei o PCBSD neste tutorial bem como seu artigo.
Parabns pelo artigo, indicado por Ferna
Por Eduardo Avellar em 09/01/2009 12:38:01
Atuo na rea de computao e automao industrial, mesmo com uma forte atuao em circuitos sequenciais, sistemas embarcados, controle de processos e redes industriais. sbio Preocupar-se em interagir com as novas tendncias. Fernando, vamos instalar no meu notes.
Show!
Por jpunker em 06/11/2009 10:51:13
Estava procurando um novo linux para instalar no meu note ja que o meu mint esta completamente fedido haha! 
dai pesquisei sobre free-bsd para desktops, ja que ele so tem fama para servidores. Semana passada estava entre o Desktop-BSD e o PC-BSD, baixei os dois, mas vou testar primeiro o PC-BSD pois foi o que mais achei informacoes sobre ;) 
 
espero ser um usuario PC-BSD em breve!
Fantstico !!!
Por Roberto Vieira em 12/12/2009 21:21:36
Sou usurio linux a algum tempo e sempre tive curiosidade em conhecer o FreeBSD, esse tpico muito bem escrito e esclarecedor me incentivou Parabns Tranacelli !!!
Muito bom
Por Wesbter Batista em 01/03/2010 20:24:33
Quando vi essa noticia no br-linux logo fiz o download e j instalei os pcbsd no meu pc. Muito facil mesmo de instalar, Ubuntu que se cuide. Sempre fiquei com ubuntu ou slackware na maquina. Dps que instalei o pcbsd e rodou sem problemas agora fiquei na duvida, ate mina placa de video Nvidia ele instalou automatico sem problemas tudo rodando fino. Gostei do modo que se instala os software no pcbsd. Agora tenho que ver como instalo outros programas, se for igual ao slackware fino de mais. Agora so pegar experiencia com o sistema. 
vlw
Dvida
Por Jeuel em 09/06/2010 11:47:06
Patrick Trancanelli, muito bom artigo! 
Gostaria de saber se tem uma configurao mxima para a instalao do PCBSD, pois estou pretendendo comprar um Dell Core i7 8Gb e instalar o PCBSD.  
Obrigado
KDE Parou
Por Pablo em 20/09/2010 11:15:59
Meu KDE 4 no durou nem um ms, e j parou de funcionar, eu tava mudando o programa padro para abrir um arquivo (.conf~) ai deu tela branca com um monte de X vermelho, que isso? 
 
Assim no d, sorte que ele vem com o fluxbox, e o instalador ainda abre, vou baixar o Gnome que melhor.



ltima Atualizao ( 13/12/2008 )
 
< Anterior
FUG-BR - Espalhando BSD
Dicas Rpidas:

Cansado de nao usar sua tecla DELETE pra nada, e apenas o BACKSPACE apagar caracteres, e pra tras? Ative a tecla DELETE apagando o caracter onde esta o cursor, assim: 

bindkey "\e[3~" delete-char

Para automatizar, adicione ao seu ~/.cshrc

 






Wallpapers
Online:
Ns temos 17 visitantes online


Devil Store - Sua loja BSD
FreeBSD Brasil LTDA

FUG-BR: Desde 1999, espalhando BSD pelo Brasil.