FUG-BR / Grupo Brasileiro de Usuarios de FreeBSD - Entrevista com Ion-Mihai Tetcu
 
18.07  
Inicio arrow Noticias arrow Entrevista com Ion-Mihai Tetcu
Principal
Inicio
Noticias
Artigos
Regras da Lista
Assinar a Lista
Histrico da Lista
Forum
Keyserver
PC-BSD: Artigos
PC-BSD: Notcias
Galeria de Imagens
Contador Usurios FUG
FUGs Estaduais
Downloads
Enquetes
FAQ
Resumo do Site
Links
Pesquisar
Contato
Sobre a FUG-BR
RSS / Twitter
-
DOC-BR (FUG BR)
Introduo
Projeto DOC-BR
Handbook
FAQ Oficial
-
+ Noticias
Alertas de Seguranca
Alertas em Ports
BSD em Geral
DaemonNews (Ingles)
MyFreeBSD
Todas Categorias
-
Login
Nome de Usurio

Senha

Lembrar login
Esqueceu sua senha?
Sem conta? Crie uma
Histrico da Lista
  • [FUG-BR] FreeBSD+Unbound
  • [FUG-BR] Segurana no FreeBSD
  • Re: [FUG-BR] Segurana no FreeBSD
  • Re: [FUG-BR] Segurana no FreeBSD
  • Re: [FUG-BR] Segurana no FreeBSD
  • Re: [FUG-BR] Segurana no FreeBSD
  • Re: [FUG-BR] Segurana no FreeBSD
  • [FUG-BR] SNMP

  • Alertas em Ports
  • phpMyAdmin -- multiple XSS vulnerabilities, missing validation
  • chromium -- multiple vulnerabilities
  • kdelibs4 -- KMail/KIO POP3 SSL Man-in-the-middle Flaw
  • postfixadmin -- SQL injection vulnerability



  • Por bsdinfo
  • Anunciado oficialmente o FreeBSD 9.3-RELEASE
    Saiu o anncio oficial do 9.3-RELEASE e abaixo um descritivo de todas as novidades: FreeBSD 9.3-RELEASE Announcement The FreeBSD Release Engineering Team is pleased to announce the availability of FreeBSD 9.3-RELEASE. This is the fourth release of the stable/9 branch, which improves on the stability of FreeBSD 9.2-RELEASE and introduces some new features. Some of […]

  • Comea a rvore FreeBSD 9.3-STABLE e inicia o processo de Upcoming do 10.1
    Boas novas para todos ns, povo BSD: Ontem comeou a rvore do FreeBSD 9.3-STABLE. Para quem utiliza o STABLE basta atualizar os fontes para a reviso 268592, compilar e instalar o sistema, que ter a nova verso STABLE do 9.3. Lembrando que ainda no saiu o anncio oficial do 9.3-RELEASE que est previsto para 16/07 […]

  • Eleito novo FreeBSD Core Team
    Foi anunciado os novos integrantes do FreeBSD Core Team, a Diretoria do Projeto. Com grande poder vem grande responsabilidade. :) Vamos agradecer aos que esto saindo, no s pelo excelente trabalho realizado mas tambm pela dedicao. Sem uma equipe organizada e comprometida nunca teramos um sistema com tanta qualidade como o que possumos hoje. A […]

  • Por freebsdnews
  • Fundao FreeBSD aceitando aplicaes Viagens Grant (EuroBSDCon 2014)
    Para os desenvolvedores do FreeBSD interessados ??em participar EuroBSDCon 2014, a Fundao FreeBSD est actualmente a pedidos de subvenes de viagem. A Fundao FreeBSD estar fornecendo um nmero limitado de bolsas de viagem para pessoas que solicitam ajuda. Por favor,...

  • BSDNow.TV Episdio 46: Rede iodometra
    Neste episdio BSD Agora, hospeda Allan Jude e Kris Moore nos mostrar como tnel de uma rede restritiva usando apenas as consultas DNS. Alm disso, eles entrevistar Bryan Dewery da equipe portmgr FreeBSD em relao sua aglomerado edifcio pacote....

  • GhostBSD 4.0 Beta 3 j est disponvel
    Os desenvolvedores do GhostBSD ter lanado o BETA final verso 4.0. A equipe GhostBSD tem o prazer de anunciar a disponibilidade da terceira verso beta do ciclo de lanamento 4.0-RELEASE est disponvel no SourceForge para as arquiteturas amd64 e i386....

  • Entrevista com Ion-Mihai Tetcu PDF Imprimir E-mail
    Por Marcelo Araujo   
    17/05/2009

    ImageAinda sobre os preparativos para o FISL10 que vai acontecer nos dias 24 a 27 de Junho no Centro de Eventos PUCRS em Porto Alegre, preparamos uma entrevista com o desenvolvedor Ion-Mihai Tetcu, que vai vir ao Brasil e participará do encontro de usuários de FreeBSD FUG-BR.

    Ion-Mihai Tetcu, é desenvolvedor do FreeBSD e atua hoje na coleção de ports do  sistema, é um dos committers mais ativos da atualidade e suas contribuições vão muito além de updates e adições de novos ports.

    Ion-Mihai, é conhecido por ter desenvolvido nos últimos meses um sistema para a verificação e teste de qualidade na coleção de ports do sistema chamado de QAT.

     Aproveite a entrevista e convidamos vocês membros da FUG-BR para visitar nosso estande no FISL10

    Nos vemos lá! >;)

     

    Fug-BR - Por favor, descreva um pouco sobre você.

    Ion - Tenho 29 anos, sou um usuário de FreeBSD e vivo em Bucareste na Romenia.
    Meu primeiro port foi o mail/dspam-devel feito em meados de 2003, hoje mantenho em torno de 50 ports nas mais diversas categorias. Meu principal interese nos últimos dias tem sido estudar os procedimentos de ensaio para aplicar QA nos mais de 20.000 ports que compõe a coleção de pacotes do FreeBSD.

    Fug-BRComo foi seu primeiro contato com FreeBSD e há quanto tempo foi?

    Ion - Acho que vi pela primeira vez a versão 2.2.4 na casa de um primo. Algum tempo depois, consegui emprestado de um colega, alguns cds do RedHat Linux. Depois de ter instalado o RedHat, não conseguia mais dar boot no meu antigo sistema(tentando arrumar esse problema, sendo que meus conhecimentos em UNIX tinham base em apenas um livro sobre SunOS e uns artigos que tinha lido a algum tempo, essa não era minha idéia de diversão).

    Nos meses seguintes consegui uma copia impressa do livro de Greg Lehay's "The Complete FreeBSD" e, em seguida, consegui uma copia do FreeBSD 3.4, instalei e continuo a usar FreeBSD desde então.

    Fug-BR - Qual é o seu envolvimento com o projeto FreeBSD?

    Ion - Enviei meu primeiro PR(Problem Report), em outubro de 2003 e virei oficialmente um desenvolvedor do projeto em Maio de 2006. Eu mentorei também alguns novos committers.

    Trabalho diretamente com a coleção de ports, mas ocasionalmente acompanho o que acontece nas outras áreas(divers, embedded, localization and translation).
    Meus ports mais conhecidos são provavelmente esses: sysutils/apcupsd, mail/dspam, devel/qgit, net/tightvnc, ports-mgmt/tinderbox e security/bdc.

    Fug-BR - Em média, quanto tempo você gasta diariamente para trabalhar no projeto FreeBSD?

    Ion - Nos últimos dias, eu não posso ficar mais do que 2 ou 3 horas trabalhando para o projeto.

    Fug-BR - O que você tem feito ultimamente no projeto FreeBSD?

    Ion - Minha maior contribuição nos últimos anos é o QAT.

    Fug-BR - Por favor, conte um pouco sobre o projeto QAT e qual a principal função?

    Ion - Mark Linimon concluiu em sua apresentação "The State of Packages On FreeBSD" na BSDCan2008 que "[...] nada óbvio o que estamos fazendo de errado, parece ser uma coleção de pequenos e inevitáveis problemas. Temos que continuar a promover a utilização dos ports no Tinderbox. Esta é a melhor maneira de lidar com os problemas comuns evitáveis".

    Eu iniciei meus trabalhos no QA-Tindy antes de ler o documento de Mark Linimon, mas concordo plenamente com a citação acima. Por uma variedade de razões, nem todas as atualizações ou adições de novos ports são pré-testadas no Tinderbox, existe apenas uma pequena parte de teste que é feita pelos committers e as outras são deixadas para os mantenedores.

    QA-Tindy(QA Tinderbox ou QAT) tenta resolver esta situação.
    O QAT faz um teste em qualquer port em três situações:
    1) Quando algo muda em um port.
    2) Quando o port está programado para ser construído.
    3) Quando um port é dependência de um dos casos acima.

    O QA-Tindy eh basicamente um tinderbox com um conjunto de scripts e uma tabela com alguns dados sobre os ports que precisam ser testados e seus resultados. Existe também o QATMail usado para enviar emails sobre os ports que deram problemas, com trechos de logs do problema e algumas outras informações úteis as partes interessadas.

    Na minha opnião o que torna mais interessante os testes no QAT são:
    1) Resposta a curto prazo: Um QATMail eh enviado logo apos um port falhar, ports leves e simples levam em torno de 2 minutos, ports complexos e grandes podem levar mais tempo para serem testados, um committ muito grande(um update full do KDE por exemplo), geralmente 86% dos ports levam menos que 5 minutos para serem testados.
    2) A confiabilidade: Por exemplo, nos primeiros 5 meses de funcionamento o número de falsos positivos foram surpreendentemente pequenos(menos que 10). Neste mesmo período cerca de 1000 BotMails foram enviados, 3 agendamentos foram feitos para testar toda a arvore de ports.

    Vocês podem obter mais informações sobre o QAT(um pouco desatualizado, pois o QAT tem novas características implementadas agora) em:
    QA-Tindy
    Ports Packages QA

    FUG-BR - Você tem interesse em outras partes do projeto FreeBSD?

    Ion - Sim, mas principalmente como um usuário e ocasionalmente envio alguns patchs para rc.d, localization, compatibilidade com linux e alguns drvers de dispositivos.
    Eu sempre tento analisar o que temos de novo, o que os outros desenvolvedores estão fazendo, tudo com uma perspectiva de usuário.

    FUG-BR - Conte-nos o que podemos esperar para a próxima versão 8.0 do FreeBSD.

    Ion - Houve uma série de trabalhos e que se encontram atualmente em nosso código. Poderia ser um pouco cedo para falar sobre isso, mas aqui estão alguns itens que se destacam: a nova implementação da pilha USB, muitas melhorias no suporte a Bluetooth, muitas correções no ZFS, UFS com quotas de 64-bits, novo NFSv[234] e ACL com NFSv4, o framework TCP para controle de congestionamento, melhorias no dummynet.

    Na coleção de ports, teremos uma versão mais recente do suporte a base Linux, que dará uma experiência mais agradável com alguns ports como o Acrobat Reader, skype e flash.

    FUG-BR - Conte sobre sua apresentação no FISL10.

    Ion - Inicialmente eu iria dar uma geral sobre Dspam. Após uma conversa com um dos organizadores ao qual me disse que a presençaa de palestras sobre FreeBSD é quase zero, ele solicitou uma palestra sobre FreeBSD também. Eu ainda estou esperando uma confirmação por parte dos organizadores, mas o Dspam vai ser a apresentação principal, agora para a apresentação sobre FreeBSD eu tenho dois temas, um sobre as novas funcionalidades no FreeBSD 8.0 e outra sobre os ports e pacotes do sistema, eu poderia fazer um tutorial sobre como usar o Tinderbox para contruir os pacotes, como personalizar e implementar em um servidor de produção. Estou esperando a confirmação dos organizadores.

    FUG-BR - Deixe uma mensagem para todos os membros da FUG-BR.

    Ion - Infelizmente, minha viagem vai ser curta, eu gostaria de ficar mais tempo no Brasil, vou chegar em Porto Alegre na noite do dia 22, o que significa que eu tenho o dia 23 para dar uma volta e conhecer um pouco Porto Alegre, se algum de vocês estiverem lá e tiverem tempo para se reunir para tomar uma cerveja e bater um papo sobre FreeBSD, vou ficar muito contente.

    Estou ansioso para ver muitos de vocês no FISL.
    Entrem em contato itetcu at FreeBSD dot org ou araujo at FreeBSD dot org.

    Comentrios
    Legal!
    Por Patrick Tracanelli em 17/05/2009 15:58:31
    Bem legal a entrevista :)
    Por Gabriel Garcia em 18/05/2009 20:41:18
    Cada entrevista que leio sobre o FISL10 me mata por no poder ir! =S 
     
    Bem bolada a entrevista ;) 
     
    Abs
    stkMiFnIEJnR
    Por Rusty em 13/01/2012 12:37:18
    At last! Something clear I can undertsnad. Thanks!
    clzGYwllvWyYqdekwVA
    Por Timon em 28/11/2012 01:37:54
    Bueno gracias por el atproe, pero a modo de comentario me gustaria decirles que hace casi un mes que no puedo entrar en los repos del sitio de las desacargas, me podrian decir que pasa??saludos
    DgPXDRxlDipdYfAqdr
    Por Spike em 28/11/2012 20:33:04
    Which came first, the problem or the soltuoin? Luckily it doesn't matter.


    Comente!*
    Nome:
    E-mail
    Homepage
    Ttulo:
    Comentrio:

    Cdigo:* Code

    ltima Atualizao ( 17/05/2009 )
     
    < Anterior   Prximo >
    FUG-BR - Espalhando BSD
    Dicas Rpidas:
    Acabou de atualizar o ports? Não se esqueça de ler o /usr/ports/UPDATING, para evitar ter que descobrir sozinho, ao custo de seu tempo, o que já está documentado.
     






    Wallpapers
    Sua Opiniao
    Online:
    Ns temos 26 visitantes online


    Devil Store - Sua loja BSD
    FreeBSD Brasil LTDA

    FUG-BR: Desde 1999, espalhando BSD pelo Brasil.