[fug_sp_br] (unknown)

Paulo Neis p_neis em yahoo.com.br
Sex Abr 20 15:43:39 BRT 2001

	Olá pessoal! Sou novo na lista, mas já venho trazendo
problemas: Alguém daqui tem experiência com o vinum?

	Estou tentando montar um "Soft Raid", para
espelhamento de disco (redundância, caso um dos dois
venha a pifar), mas encontrei alguns problemas. Já li
a documentação no http://www.vinumvm.org, mas achei
insuficiente. O man tb não ajudou muito.

	Fiz o seguinte: instalei o FreeBSB 4.2 num hd scsi,
coloquei 2 hd's ide sem partições (um Samsung 4Gb e um
Quantum 20Gb, esta configuração é só para testes),
criei um arquivo de configuração do tipo:

drive a device /dev/wd0
    volume samsung
      plex org concat
        sd length 4110m drive a

executei o "vinum -> create conf" e obtive:

vinum -> create conf
   1: drive a device /dev/wd0
** 1 : Invalid argument
0 drives:
1 volumes:
V samsung               State: down     Plexes:
1 Size:       4110 MB

1 plexes:
P samsung.p0          C State: faulty   Subdisks:
1 Size:       4110 MB

1 subdisks:
S samsung.p0.s0         State: crashed  PO:        0
B Size:       4110 MB
vinum ->

	Notem que esta configuração ainda não era com
espelhamento. Ela deveria apenas criar um device que
funcionaria como uma partição normal (pelo menos era
isto que dizia nos exemplos).

	Se alguém puder me ajudar, me dando dicas ou pistas
sobre documentação mais específica, fico mui grato. A
documentação que encontrei é bastante "conceitual", e
o que eu preciso é mais a nível de implementação mesmo.