[fug_sp_br] (unknown)

Paulo Neis p_neis em yahoo.com.br
Sex Abr 20 22:19:36 BRT 2001

--- e.brandi em uol.com.br escreveu:

> 	OLa
> 	Para fazer um espelhamento ou mesmo um stripe voce
> vai precisar de
> discos de mesma capacidade, senao nao funciona.
> 	Na sua configuraçao atual, so vai poder testar o
> Raid 1 (concat).

	É um dos pontos em que a documentação não é clara, e
me deixou em dúvidas. Bom saber, tenho outro hd
Samsung de 4GB para usar aqui. Preciso fazer um
espelho de uma partição que será exportada como home,
e que vai guardar coisas importantes (projetos, fontes
de programas, medidas do laboratório, relatórios, etc)

> 	Executa ai:
>
> # vinum resetconfig
>
> 	No prompt coloque:
> NO FUTURE
>
> 	E da Enter... Isso zera a configuraçao do vinum.
> Agora vamos supor que seus discos IDEs sao: ad0 e
> ad1 , para criar o
> concat crie o seguinte arquivo de configuraçao:

> [...]

	Deu erro:

ciel6# vinum create -v teste
   1: drive d1 device /dev/ad0h
** 1 : Invalid argument
   2: drive d2 device /dev/ad1h
** 2 Can't initialize drive d2: Invalid argument
   3:     volume particao_grande
   4:         plex org concat
   5:              sd length 0 drive d1
   6:              sd length 0 drive d2
0 drives:
1 volumes:
Volume particao_grande: Size: 0 bytes (0 MB)
                State: up
                Flags:
                1 plexes
                Read policy: round robin

1 plexes:
Plex particao_grande.p0:        Size:           0
bytes (0 MB)
                Subdisks:        2
                State: up

	Mesmo mudando o length para 4110 e 19470
(respectivamente), o erro persiste.

> seus metadevices vao ficar em /dev/vinum/vol
>
> ok?
>
> Ps. Suponho que voce esteja com o suporte ao vinum
> habilitado no seu
> kernel, correto ? Que versao do BSD ta usando ?

	Estou com o BSD 4.2, num dual pentium 90. Instalei e
recompilei o kernel quarta-feira, para suportar dois
processadores. Não me lembro de ter visto nada soobre
o vinum no kernel ou nas instruções que li. Como já
disse, sou novo no BSD, e estou meio cru. O kernel
padrão tem suporte, ou precisa habilitar? Vcs conhecem
alguma documentação extra, além do man e do que tem no
http://www.vinumvm.org ?

> Se nao funcionar me avisa ...

	Infelizmente...