[fug_sp_br] (unknown) Vinum

Fabio Shiray shiray em bol.com.br
Seg Abr 23 15:35:45 BRT 2001

    Paulo,

    Olha uma receita de bolo que tenho que o !3runo fez a um tempao .Utilizei aki .. pra mim
funcionou perfeitamente.....
    Usei 3 hds de 18 gigas para aumentar o tamanho do device dos emails  /var/mail/BEFRIENDS

    Acho que faltou uma manha duplicar a linha pelo disklabel e trocar c por h e unused por vinum

    Tenta ai  quem sabe nao da certo :

    Criar o slice pelo sysinstall

#/stand/sysintall - Custom - Partition - Escolha o drive.
Com fdisk, crie e salve, faca isso no hd que vai utilizar ex. da1, da2, da3,

Crie os devices

# cd /dev
# ./MAKDEV da1 ; ./MAKEDEV da2 ; ./MAKDEV da3 ;
Verifique se os devices estao corretos, so para garantir

# fdisk da1

# disklabel -e da1

duplique a ultima linha (particao c -> disco todo unused)
subsititua o 'c' por 'h' e o 'unused' por 'vinum'
Vai ficar assim

  c: 17916240        0    unused        0     0         # (Cyl.    0 - 1115*)
  h: 17916240        0    vinum         0     0         # (Cyl.    0 - 1115*)

faca para todos os discos que usar

#/etc/vinum.conf

drive d1 device /dev/da1
drive d2 device /dev/da2
drive d3 device /dev/da3

volume BEFRIENDS
  plex org concat ----->>>( plex org raid5 128k "raid 5" todos os hds tem que ser identicos)
  sd length 0 drive d1
  sd length 0 drive d2
  sd length 0 drive d3

BEFRIENDS e' o nome que vc quer dar pro volume depois vc link ele ( ln -s)

#vinum create -v vinum.conf

#vinum start

# vinum list
Aki o volume ja deve estar ok

se estiver ok fomate a a particao

# newfs -v /dev/vinum/BEFRIENDS

Coloque a linha no FSTAB /etc/fstab

/dev/vinum/BEFRIENDS        /var/mail ufs rw 2 2

    [ ] 'os
    Fabio Shiray

>         Mas quando tento o newfs:
>
> ciel6# newfs -v /dev/vinum/particao_grande
> newfs: /dev/vinum/particao_grande: `e' partition is
> unavailable

fug_sp_br-unsubscribe em yahoogroups.com

Seu uso do Yahoo! Grupos é sujeito às regras descritas em: http://docs.yahoo.com/info/terms/