[fug_sp_br] Programas do root no X de outro usuario

Paulo Neis p_neis em yahoo.com.br
Qui Abr 26 11:27:39 BRT 2001

--- Vinis <vinis em bigfoot.com> escreveu: > Bom dia
gente!

> Olha soh, eu to querendo rodar programas do meu
> usuario root, no X do meu
> usuario vinis.
> Pelo que sei deveria usar a variavel setenv DISPLAY.
> Estou usando "setenv
> DISPLAY :1.0" mas nao esta dando certo. Alguem sabe
> o que eu faco, e o
> mais importante onde eu arrumo documentacao sobre
> isso ?!
>

> []'s

	O X do BSD é o mesmo do Linux, logo essa eu sei: Vc
precisa apenas dar permissão para que usuários que
estão em uma máquina joguem a saída gráfica dos
programas rodados no X para o seu terminal X. Vc
determina isso com o comando "xhost". O X permite que
vc execute remotamente programas e redirecione a saída
gráfica para a sua máquina, ou ainda, execute na sua
máquina e redirecione para outra. Mas aí surge um
problema: eu poderia rodar qq coisa e jogar na sua
tela, enchendo de coisas indesejáveis, e o sistema não
pode permitir isso. Por isso vc tem que dizer pro seu
X quem (que máquina) pode fazer isso. No seu caso,
antes de dar o "su" no xterm, digite "xhost seu_ip" ou
"xhost nome_da_sua_maquina" ou ainda "xhost
localhost", só então de o "su". Pode testar agra, cm
um "xclock", por exemplo.
	Se vc quiser rodar o programa remotamente, digamos em
uma máquina chamada "servidor" (supondo que vc tem uma
conta em "servidor" e acesso via telnet ou ssh):
primeiro digite no xterm "xhost servidor", depois
"telnet servidor", já estando logado, "export
DISPLAY=IP_da_sua_maquina:0.0" ou 0.1, caso vc tenha
feito um "startx -- :1". O bom é que isso funciona de
Unix-pra-Unix, vc pode estar numa máquina Linux
rodando programas numa estação Solaris ou BSD e
vice-versa.
	Estas implementações do X são muito úteis quando vc
quer rodar programas remotamente, por exemplo em uma
máquina mais potente e que vc não tem acesso físico a
ela. Tb é útil para estações diskless e para
reaproveitamento de máquinas antigas. O pessoal andou
usando tb para fazer jogos multiplayer.
	Me corrijam por qualquer equívoco. A documentação
sobre isso está na própria documentação do X (páginas
e páginas).

Obs: os comandos para setar a variável de ambiente
dependem da shell.