[FUGSPBR] Migracao de usuarios: servidor 4.0 para 4.3

Mauricio Vieira mauricio em unimetro.com.br
Ter Ago 7 12:10:13 BRT 2001

Ola novamente,

Gostaria de saber se houve alguma mudanca significativa no sistema de
gerenciamento de usuarios do 4.0 para o 4.3 e se alguem jah tem algum
script pronto para eu migrar os usuarios de pituba (FBsd4.0) para
pituba2(FBsd4.3). Eu acredito que esta questao das releases nao deve
influir muito, mas nao posso ter certeza, ja que ainda sou meio que
novato (1 mes de uso/administracao neste otimo SO).

Sei que alguns arquivos de gerenciamento de usuario sao os

/etc/passwd
/etc/group

 existem outros? Procurei mas nao achei o shadow (sou usuario linux), como
o FreeBSD lida com o shadowing de passwords?

Em pituba, os usuarios com shell /noexistent tem home, o home destes
usuarios e' usado apenas para conter o arquivo .procmailrc. Alguem na
lista tem um script pronto para a criacao dos homes dos usuarios?

O shell padrao do root e' o tcsh, e eu nao tenho fluencia alguma no tcsh
(meu preferido e' o bash). Estou com um pouco de receio para colocar o
root como bash e algumas coisas inexplicavelmente nao funcionarem (repito,
sou novato), entao gostaria, se me indicarem scripts, que fossem em tcsh.

Obrigado desde ja' por qualquer dica.

   Mauricio Vieira
   Graduacao em Ciencia da Computacao - UFBA

   S.O. ==> FreeBSD 4.3 <==

   Estagiario de Informatica
   Unimed Metropolitana - Salvador
   mauricio em unimetro.com.br