[FUGSPBR] linux c/ FreeBSD

Diego Gomes (VetorialNet) diego_vet em vetnet3.vetorialnet.com.br
Sex Ago 10 17:47:36 BRT 2001

	Jose,

On Thu, 9 Aug 2001, [iso-8859-1] "José Adalberto F. Gualeve" wrote:
> [...]
> F1 Windows
> F4 Linux
> F3 FreeBSD.
>
> ...pois bem, o windows e o FreeBSD funcionam, mas  o linux....:(
> simplesmente da um beep no alto-falante e nada...
>
> As partições estão da seguinte forma:
> ad0s1		win
> ad0s2		linux
> ad0s3a	/
> ad0s3f	/usr
> ad0s3e	/var
> ad0s3b	swap
>
> detalhe! o linux esta dividido em varias particoes tb, mas no gerenciador

	Como ficou a sequencia das particoes do linux? Para dar o boot
pelo Linux da forma pretendida, o Boot Loader tera que desviar o codigo
para a particao /boot do Linux. Caso a particao ad0s2 nao seja o /boot
(provavel que nao seja), entao o Boot Loader nao encontrara nenhum codigo
executavel ao fazer o desvio (ao pressionar F4) e acusara o erro (BIP).
	Talvez o gerenciador do FreeBSD so esteja mostrando uma particao
do Linux pois deves ter criado ela como uma particao do tipo estendida.
Assim, creio que o teu esquema, visto pelo fdisk do Linux, ficou mais ou
menos da seguinte forma:

	hda1    -   windows vfat
	hda2    -   extended
	hda3    -   FreeBSD Slice
	------
	hda5    -   linux swap
	hda6    -   /boot
	hda7    -   /
	hda8    -   /home
	hda9    -   /var
	hda10   -   /usr

	Sendo que hda3 e' o Slice do FreeBSD (que esta dividido nas
particoes logicas /, /usr, /var e swap).

	Para que facas o esquema pretendido, teras que colocar o /boot
como uma particao PRIMARIA, e depois as demais como estendidas. Nao sei se
vai funcionar para o caso de o /boot ser a primeira das particoes
Linux estendidas.
	Assim, sugiro o seguinte esquema:
	hda1 ou ad0s1    -   win
	hda2 ou ad0s2    -   Linux /boot
	hda3 ou ad0s3	 -   FreeBSD Slice
             ad0s3a  ->   FreeBSD /
	     ad0s3b  ->   FreeBSD swap
	hda4 ou ad0s4    -   Linux (particao estendida)
	     hda5  ->   Linux swap
	     hda6  ->   Linux /

	Da mesma forma que o utilitario do FreeBSD nao mostra as particoes
logicas do Linux, o fdisk do Linux nao mostra as particoes logicas do
FreeBSD; ate porque isto e' uma peculiaridade de cada um dos sistemas
(por isso que estas particoes possuem a designacao "logicas").

> ...outra coisa, um pouco relacionado a isso,.,,, como eu monto uma partição
> linux no BSD?

	Para montar uma particao primaria do Linux (no nosso exemplo, o
/boot ) no FreeBSD, bastaria digitar o comando:

	mount -t ext2fs /dev/ad0s2 /mnt

	Obs.: caso o kernel nao tenha suporte a este tipo de sistema de
arquivos, voce deve adicionar ao seu arquivo de configuracao a
seguinte linha, compilando o kernel posteriormente:

options		"EXT2FS"

	Ja para montar as particoes logicas do Linux (/, /var, /home, ...)
eu fico te devendo.

> Obrigado...
>
> ----

[]'s