[FUGSPBR] XF86Config

Alexandre D. Bensi alexandre em dep.ufscar.br
Sáb Ago 11 16:02:46 BRT 2001

 Cara, tenta configurar o X via texto, utilize o "xf86config" ,
"xf98config".
 Quanto ao particionamento, depende do que vc vai colocar na maquina,
mas de cara vc pode se basear no "AUTO" que o FreeBSD coloca na
instalação, basta vc colocar mais espaço no /VAR que ele monta com 20MB
e pronto.
 De cara sempre é bom colocar o dobro de MB que vc tem de RAM FISICA
para SWAP (é difícil o sistema utilizar mais que 127MB, caso ele estore
isso, é legal colocar mais RAM física)
 O /BOOT não vai passar de 10MB
 Configurando o /VAR e /USR, o / (ponto de montagem) não passa de 200MB
 O /VAR geralmente não requer muito espaço, uns 200 - 400 MB é o
bastante.
 Já o /USR, esse pode ficar com o resto do HD (sempre cheguei na marca
dos 2GB utilizados p/ essa partição)

 É legal particionar seu HD por ponto de montagem, entenda como sendo
cada partição um comodo de tua casa, sempre é bom dividir e organizar.
 É legal criar uma partição para colocar documentos e backups do
sistema, assim se vc tiver que re-instalar o sistema, vc tem um lugar
seguro para jogar seus arquivos, e não se preocupar em perde-los.

jfreebsd wrote:

> Ae moçada sou novo com o FreeBSD
> Instalei tudo bonitinho, mas meu ambiente X não funciona
> Tento Rodar o XF86Setup mas ele retorna uma mensagem
> Unabled run X server o que pode ser?
>
> Mudando de assunto andei olhando os mails da lista e vi
> partições tipo /swap /usr, aquele lance de partiçoes do
> free. Qual é o melhor modo e mais seguro de
> particionamento?
>
> Thanks

Atenciosamente,
Alexandre D. Bensi