[FUGSPBR] Re: Autenticação no /etc/passwd

micro (c) vinicius em lineone.net
Dom Ago 19 00:01:12 BRT 2001

Oi,

        O problema nao sao os sniffer, porque o servidor nao vai enviar para o usuario
o /etc/passwd nem vai fazer nenhuma operacao de rede com ele. O problema e' pode haver
algum bug, que possibilite a alteracao ou sobreposicao do /etc/passwd ou ate' mesmo a
leitura do arquivo, o que possilibitaria algum ataque de dicionario para verificao de
usuario/senha, mas sao apenas uma recomendacoes "paranoicas" do grupo apache. Os seus
usuarios realmente precisam estar no /etc/passwd? Nao seria a hora de coloca-los em
banco de dados SQL para e-mail, http? Uma solucao porca para o problema e' copiar o
/etc/passwd para um .htpasswd removendo as linhas dos usuarios importantes para o
sistema. Uma boa solucao seria a criacao de scripts que convertessem os usuarios do
passwd para algum banco de dados, ou para um arquivo .htpasswd.

--
Vinicius