[FUGSPBR] Telefonica Speedy senha e PPPoE

Capriotti capriotti em cee.com
Seg Ago 20 13:53:52 BRT 2001

Salve, galera.

Esta é meio novidade, então achei melhor divulgar.

A Telefônica deverá, em parceria com os ISPs que operam o Speedy,
implementar o esquema de aiutenticação de usuários do sistema, para evitar
que o usuário tenha a conexão sem ter o serviço de ISP.

Sem entrar no mérito da questão, o "causo" é que nós temos que nos preparar
para fazer o FreeBSD rodar com essa "novidade".

Esse método já é utilizado em grandes operadoras como PacBell, AT&T, dentre
outras nos Estados Unidos.

Tive o prazer de configurar uma máquina com esse tipo de conexão, o PPPoE
(PPP over ethernet), e achei que seria melhor preparar a moçada com um
passo-a-passo e compartilahndo minhas fontes, meus erros e minhas dúvidas.

Primeiro: O programa a ser utilizado é o ppp userland mesmo, e isso causa
um problema: ele tem um bug no pppoe, e a comunicação cai com frequência.
Esse Bug foi consertado da verssão 4.3 e pra frente. Mas lembre que a 4.3
tem aquele BUG do telnet, e o CVSUP atualmente ande BEM arisco.

Continuando:

Precisa incluir a seguinte opção no arquivo de configuração do kernel:

options	NETGRAPH

nota: Nem toda placa de rede (leia-se driver) suporta netgraph. As 3com 595
não suportam :(

tenha certeza que você tem os devices tun* criados no /dev

o seu arquivo de configuração do ppp, em /etc/ppp/ppp.conf deverá ficar
assim (assumir que rl0 é a interface de rede externa):

#

default:
  # PPP over Ethernet
  set device PPPoE:rl0
  set speed sync
  set mru 1492
  set mtu 1492
  set ctsrts off

  enable lqr
  set log phase tun
  add default HISADDR
  enable dns

papchap:
  set authname USERNAME
  set authkey PASSWORD

Atenção !!! Não mude o "papchap" !!!!!!!

Obviamente esta é uma configuração com IP dinâmico, o que vai ser uma
tendência por aqui, infelizmente.

Agora, para tornar o link ativo, automaticamente, inclua as seguintes
linhas no seu /etc/rc.conf

  ifconfig_rl0=up
  ppp_enable=YES
  ppp_mode=ddial
  ppp_nat="yes"

Note: a rl0 NÃO DEVE TER CONFIGURAÇÃO NENHUMA ! Apenas o link dela deve
estar ligado (UP).

O bom desta história é que o PPP já entra como daemon, e com a cláusula
nat. Não precisamos portanto, ter o IPDIVERT habilitado no kernel. E isso
também já é meio caminho andado para ter/manter seu FREEBSD como gateway na
rede.

Claro que muda a maneira como se gerancia o firewall. E eu particularmente
ainda estou apanhando um pouco, pois, sempre que o IP da máquina muda, eu
não consigo mais acha-la remotamente.

Utilizar o ppp.linkup e ppp.linkdown não funciona pois o link não cai. O
que acontece é outro evento, que eu ainda não defini qual é.

A fonte para esta implementação foi um excelente arquivo no Daemon News:

http://www.daemonnews.org/200101/pppoe.html

Tem vários outros detalhes lá.

[]s

Capriotti