[FUGSPBR] Samba

moretti moretti em process.com.br
Seg Ago 20 17:03:12 BRT 2001

Capriotti, valeu pela grande dica!!
Abraço.

----- Original Message -----
From: Capriotti <capriotti em cee.com>
To: <fugspbr em fugspbr.org>
Sent: Monday, August 20, 2001 12:42 PM
Subject: Re: [FUGSPBR] Samba

Essa é uma dica boa.

Outra interessante é verificar os arquivos em

/var/log

especificamente os arquivos log.smbd e log.nmbd

Veja o que eles falam.

Outra interessante é o seguinte:

Supondo que o nome do seu servidor seja JOSE (de novo !!! hehehe) e o IP
interno dele seja 192.168.1.100

edite o /etc/hosts e adicione:

192.168.1.100           jose.dominio.com.br.
192.168.1.100           jose.dominio.com.br jose

se sua rede for mais complexa, e tiver PDCs e BDCs coloque o nome e o IP
deles aí também.

Outra possibilidade é fazer com que a mesma informação (nomes de servidores
e seus respectivos IPs) estejam presentes no /etc/lmhosts, mas para isso
tem que fazer com que o samba vá procurar a informação nesse arquivo com a
opção

name resolve order  =  lmhosts hosts bcast

no smb.conf (verifique esta informação, pois é novidade para mim)

além disso, seu smb.conf tem que ter o nome do workgroup/dominio das suas
estações de trabalho.

mesmo que seja um domínio, a variável é

workgroup=JOSE_GRUPO

Por fim, só para testar, você pode deixar o share

[home]

habilitado para testar.

Em tempo: depois que o Samba é instalado, ele coloca um arquivo
smb.conf.sample (ou algo parecido) no /usr/local/etc

faça o seguinte:

cp /usr/local/etc/smb.conf.sample /usr/local/etc/smb.conf

faça todas as alterações descritas acima no smb.conf com seu editor de
texto preferido.

Outra coisa:

em /usr/local/etc/rc.d

o instalador do samba coloca um arquivo:

samba.sh.sample

execute o seguinte comando:

cp /usr/local/etc/rc.d/samba.sh.sample /usr/local/etc/rc.d/samba.sh

mate o samba, supondo que ele esteja ativo, (processos smbd e nmbd)  com o
kill -9 ou simplesmente reboote a máquina.

Acho que agora pelo menos o samba vai subir.

O segundo problema que você vai ter é que as estações Windows atualmente
estão usando senhas "criptografadas". Você até pode utilizar a criptografia
no samba, e vai ter que seguir a receita de bolo que eles tem na
documentação, que, diga-se de passagem, é uma das melhores que eu já vi.

Por outro lado, se a segurança na sua rede interna não é "missão
crítica",  ou se você for preguicóso como eu, pode rodar os arquivos .reg
que vêm com o samba para fazer com que as estações Windows usem senhas em
modo texto (clear text). Claro que sua segurança assim, contra sniffadores
ou tcpdumpeiros fica comprometida, mas, lá em casa oo perigo sou em, hehehe.

Uma dica: se essa máquina tem uma interface externa, com o mundo, faça
regras de firewall bloqueando as portas 137 138 e 139 udp e tcp por via das
dúvidas, para evitar que algum engraçadinho tente penetrar seu samba.

Senão vira Samba do Crioulo Doido.

[]s

Capriotti

----