[FUGSPBR] Monitorar link

Eduardo B. Ribeiro asdrub em OpenIT.com.br
Qui Ago 23 14:50:10 BRT 2001

Oi,

certa vez precisei de algo assim. Com preguica de procurar fiz um
scriptozoide que fazia pings acionado pelo cron e logava o sucesso/falha
num log simplerrimo. Depois com alguns greps/sed/awk eu fazia umas
estatisiticas de disponibilidade do link.

Eh singelo mas toma ai so como sugestao. :)

#!/bin/sh
arquivo="/path_pro_arquivo_de_log.log"

 case `/sbin/ping -qnc 1 IP.PARA.O.PING` in
   *'100% packet loss'*)
        echo "-----------------------" >> $arquivo
        echo "The network is DOWN at: `/bin/date +%d/%m%/%y-%H:%M`." >>
$arquivo
        exit 0
        ;;
 esac
 echo "The network is Ok at: `/bin/date +%d/%m%/%y-%H:%M`." >> $arquivo
 echo " "

[[]]s

--

Eduardo B. Ribeiro              T E C H M A S T E R
Gerente de Suporte Unix         Tel. (21) 2517-6000