[FUGSPBR] Dica de Switch

Capriotti capriotti em cee.com
Sex Ago 24 16:50:48 BRT 2001

vamos lá.`moçada:

How-TO (ou RAUTU) de hubs e switches.

Quando e porque utilizar um HUB ?

Um hub faz a ligação entre vários pontos , dividindo a largura de banda
disponóvel no meio entre os usuários trafegando dados.

A fórmula de velocidade fica sendo mais ou menos assim:

Quantidade de dados trafegados /segundo = (largura de banda total)/número
de usuários em conexão ptp

No fim das contas, quantpo mais gente pendurada no HUB, menos a velocidade
d etráfego na rede.

Daí dá para imaginar que 32 pessoar trafegando arquivos de 10 MB ao mesmo
tempo torna a velocidade de rede infernal.

O HUB é indicado para quem tem biaxo volume de dados, como por exemplo
pequenas/médias aplicações de banco de dados, principalmente onde o
trabalho de filtragem é feito diretamente pela aplicação (Access, Cllipper,
DBase, etc), ou arquivinho do Word e comapnhia ltda.

Quando e porque utilizar um switch ?

Um switch, basicamente, é um conduíte que vai ligar, ponto a ponto, dois
equipamentos, sem compartilhamento de largura de banda. A grande vantagem é
que ele pode ser gerenciável, e a velocidade de conexão ptp é a velocidade
permitida pelas interfaces de  rede. Ponto final.

Indicado para quem tem grandes massas de dados para trafegar ptp, e não
pode se dar ao luxo de ter perda de performance.

----