[FUGSPBR] codificar em mp3

Vinicius (vinis) vinis em netbsd.com.br
Ter Dez 11 10:17:24 BRST 2001

Eu escrevi esse artigo a um tempo atrás....

Como passar cd's de Áudio para Mp3

     Este artigo é mais um passo para que você possa se livrar do windows,
mas chega de bobeira, vamos logo ao que você
     precisa fazer.
     Para executar o que vamos falar você deve instalar esses programas:
     - grip
     - cdrtools
     - lame-gtk ou blandenc
     - mp3rename

     Configurando

     Após instalar  esses programas você deve executar o grip, que é o
programa que colhe os dados necessários para a
     transformação, ah esqueci de lembrar que ele trabalha no modo gráfico
"X" :o) . O grip precisa que você defina o qual é o
     device do cdrom, vc só tem um você deve digitar:

     grip -d /dev/acd0a

     OBS: Se o seu cdrom usar um device diferente você deverá especificar,
mas não esqueça de por o "a" no final já que o cd
     que você está usando é de áudio.
     Nessa hora você já deve ter colocado o cdrom dentro do drive. Vamos a
parte interessante, que é configurar o programa, é
     simples, basta ir na aba escrita "Config". E dar atenção a 2 abas
"Rip" e  "Mp3" . A aba "Rip" é onde você irá escolher o
     programa que irá codificar o cd para wav, basta selecionar o
"cda2wav", na aba "Ripper" , feito isso passe para a aba
     "mp3" Que é de extrema importância, pois é nela onde você seleciona o
decodificador de wav para mp3. Você tem várias
     opções dentre elas você, por recomendação deve optar entre lame e
blandenc, eu recomendaria mais o lame que é mais
     rápido, na aba "Encoder". Feito isso você pode fuçar a vontade para
definir suas preferências, como a pasta onde serão
     gravados os mp3.

     OBS: Se você instalar o vorbis-tools, você poderá gerar arquivos em
OggVorbis.

     Passando de cda para Mp3

     Bom feito tudo isso é só gerar o cd de mp3, Na janela principal no
final existem vários botões, entre eles com um desenho
     de um lápis, que permite que você coloque o nome das músicas e do
disco que está querendo gravar, mas se você não
     quiser fazer isso pode clicar num botão com a o desenho de dois
computadores, esse botão vai requerer ao CDDB e irá
     preencher automaticamente os dados do CD, sendo que esta opção é
ativada automaticamente.

     Para gerar os mp3 você deve primeiramente selecionar as faixas que
você quer, para isso você deve clicar com o botão
     direito nelas, na coluna rip, ou então no topo da coluna rip se
quiser todas. Feito isso basta que você clique na aba "Rip" e
     depois no botão "Rip+encode" para que o cd passe automaticamente de
cda para mp3.
     Você irá acompanhar duas barras de progresso, uma é a de gravação do
cd em wav e a outra de wav para mp3. Se você
     tiver um cdrom creative ou um scsi a gravação vai rapidinho, mas se
tiver um max, o lance é meio manguaça e a gravação
     em wav vai demorar..
     Ah, esse programa grava direto para mp3, ele executa tudo sozinho,
sem dar muito trabalho pra gente.

     Renomeando arquivos

     Se você não fuçou muito como eu, vai notar que o seus arquivos vão
vir apenas musica.mp3, eu gosto que eles venha
     com o nome do cantor e depois a música. Para essas e outras coisas
existe um aplicativo chamado mp3rename que com
     um simples arquivo de configuração renomeia seus mp3 de acordo com o
ID3Tag do arquivo.
     Para fazer isso basta você dar o comando

     mp3rename -v arquivo

     OBS1: No caso de você querer todos os arquivos digite "mp3rename -v
*" .
     OBS2: O mp3rename usa as informações do ID3tag de acordo com o
arquivo .mp3rename, que se não existe crie e edite
     de acordo com o que você pretende renomear, as classes você pode ver
em "mp3rename -h" . Se você quer Artista -
     Musica pegue o meu arquivo.

     Curiosidade

     O Grip além de servir para facilitar a codificação do seu cd ele
também serve para tocar para isto basta digitar:

     gcd -d /dev/acd0a

Vinicius Franco do Nascimento
vinisfn em terra.com.br
Terra Networks Brasil S/A