[fug_sp_br] Natd

Evaldo Silva evaldo em fcm.unicamp.br
Ter Maio 8 15:45:36 BRT 2001

"Manoel H. Oliveira" wrote:

>   Pessoal,
>
> Estou com dificuldades para configurar o natd para redirecionamento de
>
> portas de um ip para outro,  (...)rc.conf:
>
> sendmail_enable="NO"
> sshd_enable="YES"
> inetd_enable="YES"
> network_interfaces="ed0 rl0 lo0"
> ifconfig_ed0="inet 200.xxx.xxx.xxx  netmask 255.255.255.0"
> ifconfig_rl0="inet 192.168.0.1 netmask 255.255.255.0"
> defaultrouter="200.xxx.xxx.xxx"
> hostname="server"
> firewall_enable="YES"

Não ficou faltando o gateway_enable="YES"

> natd_enable="YES"
> natd_program="/sbin/natd"
> natd_interface="ed0"

Às vezes, natd_interface="200.xxx.xxx.xxx" funciona melhor (mas não me
pergunte o porque).

> natd_flags="-f /etc/natd.conf"

Voce não mandou o seu natd.conf. Um que eu uso:
interface fxp0
dynamic yes
same_ports yes
use_sockets yes

> Como vcs podem observar, estou com duas placas de rede uma com ip
> valido
> e outra com ip de rede interna,  soh que estou testando eh o
> redirecionamento do ip valido para outro valido da mesma rede, jah fiz
>
> um teste com o "rinetd" funcionou mas prefiro usar o natd.

Você não estaria confundindo as bolas? A da esquerda é a da esquerda e a
da direita é a da direita... ;) quer dizer, natd faz tradução de IP's
reservados para o válido que vc tem disponível. Redirecionar requisições
é outra coisa - no meu modo de ver. Num caso idêntico a este, uso o
rinetd mesmo, pois o apache de lá está rodando num máquina cujo IP é
reservado, na rede interna. É bem verdade que de vez em quando tenho que
"matar" ele e restartá-lo.... Mas foi a melhor alternativa que pude
encontrar.
Acho que é isso aí....
[ ]'s
Evaldo

fug_sp_br-unsubscribe em yahoogroups.com

Seu uso do Yahoo! Grupos é sujeito às regras descritas em: http://docs.yahoo.com/info/terms/