[FUGSPBR] BIND - Problema Curioso...

Clebson Derivan clebson em brfree.com.br
Seg Maio 21 06:38:07 BRT 2001

tive esse mesmo problema esses dias, depois de muito bater cabeça descobri
que o meu firewall não estava permitindo conexão.

[]'s
Clebson Derivan

----- Original Message -----
From: <eeviac em fatectq.com.br>
To: <fugspbr em fugspbr.org>
Cc: <bsd-l em br-unix.org>
Sent: Monday, May 21, 2001 4:29 AM
Subject: [FUGSPBR] BIND - Problema Curioso...

> Ola Pessoas;
> Boa Segundo...
>
>  Bom, eu estou com um probleminha curioso aqui... Configurei um servidor
de nomes pra responder por um range pequeno de hosts, 62, basico... e fiz
tudo normalmente como to acostumado a fazer e como sempre funcionou...

>  'ndc start' funciona perfeito nenhum erro, nada... ele funciona,
perfeito, zonas e reversos, porem apenas na interface de loopback... quando
faco qualquer query na interface de rede, com ip externo ele nao responde...
da a mensagem padrao q o servidor de nomes nao pode ser localizado...

>  a saida do 'netstat -an | grep -i list' comprova que o servidor de nomes
esta ouvindo na porta 53 das duas interfaces... loopback e externa... pra
ter certeza, telnet xxx.xxx.xxx.xxx na porta 53, ip real funciona... ou
seja, realmente esta ouvindo... mas os queries nao funcionam... por nada...

>  nslookup www.uol.com.br 127.0.0.1 funciona ok, nslookup www.uol.com.br
xxx.xxx.xxx.xxx na interface externa, da o maldito erro, nao encontrado...
consequencia disso minhas definicoes de nomes nao estao sendo atualizadas...
e ninguem pode usar meu servidor de nomes...

>  Nunca tive esse tipo de problema, por isso to querendo saber, se alguem
ja se deparou com algo parecido com isso, ou se tem alguma ideia do que pode
estar acontecendo...

>  FreeBSD 4.3-STABLE, ja testei com BIND 8.2.4 e BIND 9.1.2 e o problema se
mantem, igualzinho...

>  Uma curiosidade, o thasmx tentando me ajudar resolveu fazer isso na sua
maquina local e viu que tambem nao conseguia consultar via sua interface
externa, na tun0. Eu testei aqui e tambem nao consegui na minha tun0, apenas
na loopback... em outra maquina funcionou normal...

>  Tenho mais 4 servidores de nomes, rodando com configuracoes iguaizinhas,
e tudo normal... soh nesse anormal que nao quer funcionar... ja coloquei o
'bind-address {} e o listen-on {}' no meu named.conf e nada...

----