[FUGSPBR] Script

Daniel Santos daniels em cremerj.com.br
Qua Maio 30 03:20:59 BRT 2001

 Salve!!!
 Pretendo colocar uma máquina (a principio, rodando linux, futuramente,
FreeBSD :-) rodando como gateway e firewall.
 Até ai, tudo bem, mas eu queria a opinião da lista sobre os seguintes
aspectos:

 Existe alguma forma de, pelo gateway, passar um anti-virus nas mensagens que entram e saem, ou pelo menos, nas mensagens que entram (POP)??? Se eu estiver errado, por favor me corrijam, mas como o linux vai ser o gateway, de alguma forma as mensagens terão que passar por ele, se eu puder filtrar ao menos as mensagens que entram, estarei resolvendo o problema de vírus na minha rede interna em 90% ou mais;
 Nós temos um link dedicado com o provedor. Nesse gateway, eu queria rodar um "sistema" que faça o seguinte:
 1. Que a máquina ficasse monitorando o site da empresa, que fica no
provedor (poderia ser um ping contínuo, mas aceito sugestões melhores que a minha);
 2. Que ficasse monitorando o status do link dedicado; Caso o site fique fora do ar, ou o link cair, o sistema teria que mandar um e-mail para um endereço determinado para que eu receba no meu celular, via SMS. Caso o link caia, a máquina teria que estabelecer uma conexão discada (via modem), enviar a mensagem (informando a situação (link caiu, msg via modem...) e após o envio, desconectar.

 Sei que parece coisa de ficção científica a primeira vista, mas o que
acontece é que tanto o nosso provedor (link dedicado e web hosting) é muito falho, e justamente nos fins de semana é que costuma ficar fora do ar. O site (www.cremerj.com.br) possui um sistema de busca de médicos por CRM, além do que milhares de médicos utilizam o serviço de e-mail que é disponibilizado, por esses motivos é que eu precisaria ser avisado em caso de pane enquanto não fazemos a troca de provedor.
 Eu trabalhei em um provedor que tinham um sistema semelhante ao que eu
descrevi, mas no caso, um servidor especifico era encarregado de efetuar a discagem e mandar a mensagem para o pager dos admins. por isso imagino que seja possível fazer como eu sugeri.
 A quem se interessar, poderíamos montar um grupo e começar a desenvolver.
 Tenho bons conhecimentos de programação, não sei se seria possível fazer isso em Shell Script, imagino que em Linguagem C seja viável. Quem se interessar pelo caso, pode me contactar por e-mail ou ICQ (34286218) para trocarmos informações.

Desde já, agradeço.

--
Atenciosamente;

Daniel Santos