[FUGSPBR] Que MTA devo usar ???

Leonardo leonardo em webqi.com.br
Seg Out 1 15:55:26 BRT 2001

Alou,

Este email é sobre MTA para usar no freebsd, quero adotar
um, e quero a opiniao dos colegas sobre qual é mais vantajoso
em termos de facilidade de manutencao/etc.

Mas antes, me perdoem o desabafo que vou fazer abaixo :

Estou puto da vida com as distros do linux cocozao, eu so uso
o infeliz ainda pq uso o linuxconf para configurar meus emails.
Tenho uma porrada de dominios, entao tenho que fazer
dominios virtuais e o maquerade de saida para os emails
sairem corretamente, pois so tenho 1 IP pra isso.
Uso o sendmail, e o mailconf é uma mao na roda.
So que agora instalei a versao 7 do conectiva(cocozao) e
um programa em C que eu tinha, nao compila mais, sempre
compilou em tudo que foi distro e compila no freebsd 4.3.
Isso foi a gota dagua, to puto da vida, indignado com vontade
de por o pinguim numa sauna.... LIXO PORCARIA, essa
concetiva deve ter mudado os includes do C, por isso nao compila
mais, sao uns lockis, nao tem o que fazer ficam mudando essa merd!
Por isso que agora vou encarar a migracao do email para o freebsd
tambem.
Ja migrei meus dois DNS para o freebsd 4.3, foi uma maravilha,
funcionou tudo de primeira e o melhor de tudo é que os arquivos
de conf nao estao espalhados por ai como nos RH e CLs.
(
entao é isso, sou um usuario revoltado com distros LINSUCKS,
sao umas malas sem alca, sem rodinha, com fecho estragado,
e cheirando a mofo ainda por cima. E esse kernel 2.4 é uma coisa
muito lerda e papa-swap, nunca vi lixo igual.
)

Bem, agora faltam os emails, eu preciso colocar na mesma maquina
uns 10 dominios, com contas virtuais e tudo mais.
Uso o sendmail, mas configuro com o mailconf do linux. Entao meu
dominio sobre como configurar sendmail e zero.

Alguem tem experiencia com MTAs e pode me sugerir algum que seja
mais simples e faca tudo o que eu quero ? Ou ate mesmo o sendmail se
este nao for tao complicado de fazer isso tudo "na mao".
Olhei na pagina do sendmail.org e achei a documentacao muito fraca.

Sei que alem do sendmail tem o postfix, o qmail, qual mais ?
O que os colegas sugerem ?
Alguem tem uma vivencia no caso de varios dominios ?

Obrigado

----