[FUGSPBR] Video Chipset Intel 810

Eliandro Sousa elsousa em uol.com.br
Ter Out 2 17:18:23 BRT 2001

         Agradeça ao Edson.

Atendendo a pedidos estou disponibilizando aqui um howto sobre como
configurar o XFree86 em maquinas que utilizam placas de video onboard com
chipset intel i810, que ate pouco tempo atras eram suportadas apenas no Linux.

As informaçoes abaixo foram compiladas de varios e-mails enviados a lista
freebsd-stable em FreeBSD.ORG por Ruslan Ermilov.

O suporte aos chipsets i810 foi adicionado ao kernel na versao 4.2 Release
do FreeBSD, se voce esta usando uma versao anterior sera necessario
atualizar o seu sistema...

Mas vamos ao que interessa...

Para que a sua placa possa ser reconhecida voce tem duas opçoes:

·       Recompilar seu kernel habilitando estaticamente o drive, para isso
basta adicionar a linha abaixo no arquivo de configuraçao do kernel e
recompila-lo:
device agp

·       Habilitar o suporte dinamicamente, atraves do modulo de kernel
agp.ko, para isso basta adicionar a linha abaixo ao seu arquivo
/boot/loader.conf:
load_agp="YES"

Independente da sua opçao a sua i810 ja sera reconhecida no proximo boot.

Porem o XFree que vem por default com o FreeBSD nao tem drives para essa
placa, voce vai precisar do XFree86 4.0.1.
Voce pode instala-lo via ports, mas eh recomendado que voce atualize via
cvsup a sua arvore do ports antes de inciar o processo de instalaçao, para
garantir que esta instalando a ultima versao disponivel do XFree e sua
bibliotecas.
Para instalar, basta executar:

# cd /usr/ports/x11/XFree86-4
# make install

OBS: Se voce nao tiver acesso permanente a internet, voce vai precisar
baixar manual mente os fontes do XFree86 4.0.1 e coloca-los em
/usr/ports/distfiles.

Depois de instalar a nova versao do X, voce deve certificar-se que possui
as linhas abaixo no seu arquivo /etc/X11/XF86Config:
Section "Device"
          Identifier  "i810"
          Driver      "i810"
          #Option     "NoAccel"