[FUGSPBR] FreeBSD on CD - Parte II

Mauricio Goto freebsd-brasil em uol.com.br
Qua Out 3 04:26:21 BRT 2001

>         Bastaria copiar os .flp para o c:\FreeBSD e dar boot com o CD
> para ter um FreeBSD funcional, que por nao usar MFS tem a vantagem de
> permitir ao usuario instalar aplicativos, usar o X, etc ...

com certeza, eu uso o MFS (Memory File System) somente para trabalhos q
utiliza muito I/O e q seja temporarios :)

EXEMPLO atualizacao do src (make world; make kernel) do Free so utilizo
o MFS (mais conhecido como Memory Disk), mas isso somente para quem
tenha memoria suficiente (tenho 256 + 32 RAM) uma area de:

Filesystem    Size   Used  Avail Capacity  Mounted on
mfs:27        496M   170M   287M    37%    /menarea

para utilizacao eh bem simples :)

compile seu kernel com:

    options          MFS
    options          MD_ROOT

OBS: essa opcao ja esta com abilitado no kernel.GENERIC

e altere seu fstab:
/dev/ad0s1e             /usr/menarea              mfs
rw              2       2

e boa :)

Outro caso q eu uso eh com /cache do squid :) fica milhoes de vezes mais
rapido :)

Mas lembre-se que o Edson comentou, ao bootar a maquina sera apagado o
conteudo dentro de "/usr/memarea" (q estava gravado na memoria RAM) se o
caso faca um script de bkp no ufs.

teste na sua maquina, q com certeza gostara da performace :-)

[]x
--
	Mauricio Goto
	System Administrator - UOL + BOL