[FUGSPBR] Dificuldades com Firewall + Bridge

Eduardo Augusto Cosa Eduardo.Cosa em unimedpa.com.br
Qua Out 3 11:36:37 BRT 2001

Estou configurando uma máquina para trabalhar como bridge/firewall para
minha rede LAN e minha idéia é fazer o NAT no router, cheguei a fazer alguns
teste mas surgiram alguns problemas e fiquei com algumas dúvidas.

Supondo que minha rede LAN é 192.168.0.0/255.255.255.0
Minha rede publica seja 200.216.240.248/255.255.255.248

1. A máquina já está com as configurações de kernel para trabalhar como
bridge, com 2 placas de rede com as seguintes configurações:

rl0 - 192.168.0.2 ( vai ligada ao SWITCH)
sis0 - SEM IP (vai ligada a minha saída do ethernet do router através de um
cabo cross)

Acredito que até aqui esteja tudo OK !

2. Aqui vem uma dúvida, a ethernet do meu router deve estar configurada com
os 2 IPs, sendo um IP inválido (192.168.0.1) e outro IP válido
(200.216.240.249)

3. No meu arquivo rc.conf, como deve ficar o meu defaultrouter para que ele
saia pela ethernet sis0 ?? (acredito que o que não for da minha rede LAN
deva sair por lá, não é ?)

Cheguei a fazer as conf. acima, usando como default router o IP da eth do
router (192.168.0.1) e forçando a sair pela sis0, mas não deu certo, e se
colocava este IP como default router, o gateway ficava como o rl0 e nada !!

Agradeço a todos ajuda !

Eduardo

----