RES: [FUGSPBR] Limitar Banda

Cesar Augusto fazan em esnx.net
Qui Out 4 12:42:16 BRT 2001

OPa! ve se isso te ajuda

shapper.sh
__________________________
#!/bin/sh

yes|ipfw flush
yes|ipfw pipe flush

# Traffic Shaper
ipfw pipe 10 config bw 64Kbit/s queue 7Kbytes
ipfw pipe 20 config bw 64Kbit/s queue 7Kbytes

ipfw add 10 pipe 10 ip from any to 192.168.0.0/24
ipfw add 20 pipe 20 ip from 192.168.0.0/24 to any

ipfw add 100 allow ip from any to any
__________________________

olhe abaixo seus possivéis erros :

> #!/bin/sh
> #
> # Regras do Firewall
> #
>
> # Limpa todas as regras
> ipfw -f flush
>
> # Limita banda de Entrada/Saida da Rede Interna a 64k
> ipfw add 30 pipe 10 all from any to any via ep0 out
> ipfw add 40 pipe 11 all from any to any via ep0 in

   Na página do Dummynet ele fala para voce adicionar o pipe e depois
configurar ele, porém eu acho que não é assim na prática. consegui limitar a
banda configurando primeiro o pipe e depois adicionando.

> ipfw pipe 10 config bw 64Kbit/s queue 30
> ipfw pipe 11 config bw 64Kbit/s queue 40
>
> ipfw add 00001 permit all from any to any

  Você esta adicionando esta regra na posição 00001, ou seja, pode ser que o
ipfw esteja liberando todo o acesso antes de cair nas regras do shapper que
estão na posição 00010 e 00011.

[]'s

----