[FUGSPBR] Velorio??

:: Patrick Tracanelli :: eeviac em fatectq.com.br
Seg Out 8 18:02:30 BRT 2001

 Ei, eu andei notando o clima de velorio da lista pcausa das ultimas acoes da WRS... bom, se alguem ai realmente acha que o FreeBSD pode acabar, eu queria lembrar algumas coisinhas... a primeira eu soh vou citar da forma que eu coloquei no topico: www.jp.freebsd.org

 O japao eh dezenas de vezes mais ativo que qualquer pais no desenvolvimento do freebah (claro q em alguns casos eles sao mais especificos), eles mantem arvodres CVS independentes do FreeBSD da California, a arvore -CURRENT deles tem um nivel de atualizacao dos Snapshots muito acima da California, etc etc etc...

 Depois, como comentou o Brandi, no maximo o FreeBSD vai 'ter' que mudar de nome, mas isso eh um maximo que na minha opiniao ta longe de acontecer... se voces leram a entrevista dos malditinhos da Wind River Soft na BSDToday.com e no slashdot com calma viram que eles consideram ceder os royalties do FreeBSD pra terceiros, na daily.daemonnews.org voces podem ver especulacoes e opinioes que deveria concer pra Apache (devido a organizacao, confianca, e tudomais que a Apache Foundation representa...) e alem do que tem a FreeBSD Foundation tambem (que eu acho nova demais, mas enfim...) e em alguns casos tem alguns seres (como eu, ehehe) q acham q o melhor seria se fosse a WRS entregar os Royalties pra terceiros, que fosse o Yahoo!

 Uma infinidade da infra estrutura do FreeBSD ja ta dentro do Campus do Yahoo! mesmo, mas sei la, isso eh uma opiniao pessoal...

 Eh claro que as dispensas da WRS significam muito... significam que varios desenvolveres que eram pagos pra trabalhar no fbsd nao sao mais, mas nao significa que vao deixar de trabalhar... quero abrir os olhos pra outro ponto tambem q infelizmente ateh agora ninguem citou... recentemente sairam 2 livros de FreeBSD o FreeBSD unleashead e mais um de uma senhorita ai (acho que tem algo a ver com FreeBSD - an Open Source OS for yer PC) tem uma propaganda dele em www.defcon1.org mas enfim, o caso nao eh esse, a questao eh de onde comprar esse material... assim como CDs (oficialmente) camisetas e miniaturas do capeta (que nao tem nome...)... a Amazon vende alguns produtos, e outros lugares tambem, mas o ponto eh, eles nao retornam nada desse valor pra comunidade e nem pro Projeto...

 Tomem como exemplo a briga do Duarte pra reverter oq sobrou do Nacional em Sanca pro sistema operacional... :) bom, o ponto eh: mall.daemonnews.org retorna portentagens da sua venda pro FreeBSD, eu to falando isso tudo porque alguem em uma lista (nao lembro se foi essa) desencorajou as pessoas a comprarem pela daemonnews... e eu achei q mesmo se tiver q pagar um pouco mais caro, sei la na minha opiniao ao menos, eh preferivel comprar de onde vai ter retorno pro sistema...

 Outra coisa, eh claro que o delay de 1 ano do FreeBSD 5 tem um pouco a ver com a porcaria da WRS, mas nao eh ISSO q fez ele atrasar tanto... o -CURRENT implica muito mais do que simplesmente mudar de versao e acrescentar suportes recentes e novas implementacoes, se do 4.3 pro 4.4 ja foi o trabalho que foi, passar pro -CURRENT implica em mais ainda, porque tem o TrustedBSD por tras do FreeBSD 5, tem suporte a novas arquiteturas, e tem o desenvolvimento de tecnologias com o SMPng (ja estabelecido na serie 4.x do freebah) e varias outras coisas...

 Bom, todomundo viu isso:
		http://www.osnews.com/story.php?news_id=153

  Eh bem recente, eh uma entrevista do Matt Dillon, responsavel pela VM no Kernel do FreeBah (ahh de quebra tbm tem 2 pequenas entrvistas com o Jun-ichiro Hagino (NetBSD) e o Theo de Raadt (aquele) do OpenBSD. Ao menos ele nao ta brigando dessa vez... hehehe ;-)

 Ahh por ultimo, o FreeBSD 5 pra plataforma Itanium 64 ja eh (fazem 2 horas) realidade... o release oficial da noticia deve demorar ainda, mas quem kizer conferir o resultado eu salvei da -current e tem isso aqui:

	http://www.mac3.com.br/~eksffa/freebsd/itanium64.fbsd

 Haaa entao se o FreeBSD tiver acabando eu nao sei o que eh estar em pleno desenvolvimento... a gente nao pode nem cogitar isso pra nao corrermos o risco de ter que nos contentar com qualquer OS por ai, ja que nao tem nada melhor... todos sabem q nao existiria nada (nada inclui TCP/IP) se nao existisse BSD Unix, entao como um trem desse pode acabar?? Nem se a microsoft comprar a WRS hehehe o maximo que pode acontecer (e nem isso vai) eh a WRS manter os royalties da marca FreeBSD pra ela e nao pagar ninguem pra desenvolver... ai a gente espera algo por parte da FreeBSD Foundation ou divide de novo mesmo... pra um sistema operacional que ja passou por cima da Novell e da AT&T judicialmente, WRS nao eh impecilho algum...

 A verdade eh que nos esperavamos muito apoio por parte de WRS, e ela prometeu isso tudo ao comunidade BSD assim que tomou frente da coisa, inclusive mandando e-mails pessoalmente pra cada um de nos pra nos tranquilizar, lembram-se? Ai a decepcao com esse tipo de acao eh total... mas ta longe de ser motivo pra velorio.

 Virge, bytes flood total... mas q lixo hein??
 Desculpa regacar a inbox de voces :\

Paz Profunda Eudaemonitas;

[]'z Patrick

----
|              Patrick Leandro Tracanelli do Carmo              | (   )   |
|             RPGw/IRC Nick -- Eksffa Shyranui Kapwam           | (O_O)   |
|        Eeviac host FreeBSD 5.0-CURRENT Dual SMP @444Mhz       | \`-'/  w|
| 4o Ciclo (Fatorial) - Faculdade de Tecnologia de Taquaritinga | (   )__||
|       eksffa em fatectq.com.br  -  Fone: (0xx55) 9972-9465       | FreeBSD |