[FUGSPBR] Cliente respondendo como Server Router (Broadcast e Unicast)

Alexandre D. Bensi (Aledon) alexandre em dep.ufscar.br
Ter Out 9 10:55:24 BRT 2001

Ola pessoal!

 Estive comparando algumas redes, e notei que em algumas delas existem
duas ou mais maquinas respondendo junto com o roteador pedidos de
broadcast e unicast.
 Estas maquinas geralmente rodam Solaris ou Linux (não procurei saber
qual distribuição =/ so comprovei o fato, desculpe) e nestas maquinas
não rolam qualquer serviço voltado para o ambiente servidor (nada de
NAT, EXPORTAR ROTA...) é so cliente mesmo!
 O exemplo que posso citar, é uma maquina UltraSPARC dentro da minha
rede que rolava RedHat à muito tempo, esta maquina foi configurada para
um professor, e não foi instalado nenhum serviço voltado a rede, apenas
cliente. Me lembro muito bem de ter "calado" rotas nessa maquina (falar
que ela não pode trabalhar como roteador), evitando assim confusão na
rede.
 Pois bem, era comum receber a mensagem abaixo quando a maquina estava
ligada :

FreeBSD:/home/alexandre % ping X.Y.Z.255

PING X.Y.Z.255 (X.Y.Z.255): 56 data bytes
64 bytes from X.Y.Z.50: icmp_seq=0 ttl=253 time=2.024 ms (DUP!)
64 bytes from X.Y.Z.1: icmp_seq=0 ttl=63 time=6.894 ms (DUP!)

 Sendo que X.Y.Z.50 é a maquina cliente, e X.Y.Z.1 meu roteador

Depois do blabla, vamos as perguntas:

 O que pode estar causando esta anomalia, visando que o cliente não rola
routed e esta devidamente configurado?

 Qualquer dica, chute ou mini-palestra é muito bem vinda... =)
 Temos muitas redes aqui no campus com este mesmo problema... e isso
pode dar brechas a ataques... hehehe

Um forte abraço a todos!
--
Atenciosamente,