[FUGSPBR] Problemas com kernel 4.4

Alexandre Mioranza alexandre.mioranza em varig.com
Ter Out 9 08:23:53 BRT 2001

Estou tentando adicionar o suporte a som no meu kernel da release 4.4. A minha placa de som é uma OPTi931 e eu já usei esta mesma placa numa release 4.3 e funcionou só que agora estou tentando adicioná-la no kernel da release 4.4 e o kernel compila tudo certinho aí eu instalo o kernel e ele trava na seguinte linha:

pcm0 <OPTi931>at port 0x534-0x537, 0x380-0x38b, 0x220-0x22f, 0xe0c-0xe0f irq 5 drq 0,1 on isa0

Logo após esta linha deveria vir a parte onde ele detecta os hd`s e os drives de cd e segue em frente...
Eu já tentei fazer o seguinte eu pegeui a mesma configuração do kernel e tirei o device pcm e recompilei e ele bootou sem problemas. O meu problema está exatamente no suporte ao dispositivo de som, eu não chegeui a tentar compilar o kernel colocando o suporte de som como se a placa não fosse plug and play, não entendi muito bem a história dos flags que vem após a irq e o drq, eu estava pensando em colocar da seguinte forma:

device pcm0 at isa? irq 5 drq 1 flags 0x0

Exatamente como está definido no handbook do FreeBSD, mas trocando a irq que é onde ela está instalada.
Se alguém teve alguma experiência parecida ou que possa ajudar por favor me diga.

          Alexandre Mioranza
     VARIG Engenharia & Manutenção
           Sistemas e Métodos
 email: alexandre.mioranza em varig.com.br