[FUGSPBR] Radius

Thiago Pinto Damas thiago em vetorialnet.com.br
Qui Out 18 23:09:02 BRST 2001

	Tens que usar o checkrad (se este tiver como verificar se tem
alguem conectado no teu RAS, seja por snmp ou por telnet; tenta editar o
codigo fonte do checkrad).
	O checkrad retorna a saida com 3 codigos: 0, 1 e 2. Cada codigo de
retorno tem seu significado (usuario nao esta conectado, usuario
conectado, erro).
	O pessoal da onde trabalho tem usado o xtradius, com autenticacao
e accounting externos, e com isso tem mantido num db a lista de usuarios
conectados no momento. Se for tentada alguma conexao dupla, nosso programa
de autenticacao chama um outro programa para verificar se eh verdade ou
nao (snmp ou telnet)

	Provavelmente o teu RAS suporta snmp; tenta achar as MIBs corretas
e fazer um scriptzinho com o snmpget/snmpwalk para capturar os usuarios
conectados, seja por numero da sessao ou por login.

Thiago Pinto Damas - SysAdmin