[FUGSPBR] Redes remotas

Ricardo R. Sugawara Junior ricardorsj em uol.com.br
Qua Out 24 14:44:07 BRST 2001

Marcelo Eyng wrote:

>Tenho uma situação parecida, porém meu numero de pontos seria em torno de 3
>pontos no mesmo municipio, e 5 pontos em municipios distantes, estou
>pensando em implantar uma opção em Frame Relay ou SLDD, algém tem idéia de
>qual seria a opção mais viável (melhor relação custoXbeneficio, (não
>necessariamente a mais barata)), usar vpn com conexoes internet locais, ou
>usar Frame relay e centralizar tudo.

    Olá

    Permita-me que eu faça um comentário a respeito do Frame Relay. Onde
eu trabalho utilizamos isso para interligar diversas filiais em São
Paulo e Paraná, e a conexão é apenas "satisfatória". Temos problemas
sérios de velocidade para acessar a internet visto que o link é
compartilhado com tráfego de rede nosso e de outros clientes FR.
Pessoalmente eu utilizaria um link internet mais rápido em cada ponta e
montar uma VPN, o preço é quase igual senão mais barato e os benefícios
são maiores.

    Cuidado com a centralização :-) Se vc fizer como estão fazendo em
lugares onde algumas pessoas trabalham ( :-) ) um dia vc vai ter que
desmontar tudo.

    []'s
    Ricardo.

----