RES: [FUGSPBR] VPN

Heini Thomas Geib htgnews em terra.com.br
Qui Out 25 01:37:09 BRST 2001

Olá!

Se os notebooks precisarem usar Windows, opte pelo 2000, no qual você pode
habilitar o IPSec e definir as diretivas de segurança IP (a partir do
Microsoft Management Console (digite mmc no prompt), adicionando o snap-in
de Gerenciamento de Diretivas de Segurança IP). Aí você pode indicar
exatamente qual o tráfego que deve ser criptografado e/ou encapsulado e como
isso deverá ser feito (quais algoritmos de encriptação, etc.), não tendo
problema algum se os notebooks forem conectados via PPP, LAN, etc...
No server FreeBSD, você deverá habilitar no kernel o IPSEC, instalar o
Racoon (para utilizar chaves dinamicas, o Win2000 só conseguirá acessar
assim) e então configurar.
Um ótimo how-to para essa configuração está em
http://www.x-itec.de/projects/tuts/ipsec-howto.txt.
Qualquer dúvida, mail-me.

[]´s
Heini.