[FUGSPBR] DNS

Alexandre D. Bensi alexandre em dep.ufscar.br
Qui Set 6 14:16:42 BRT 2001

Não sei se vc pode aplicar isso, mas quando coloquei 3 servers de WEB
para responder pela mesma pagina (no caso WWW.COM.BR) afim de dividir o
serviço, coloquei na minha zona (.COM.BR) 3 hosts WWW apontando para os
3 IP's dos servers.

www	IN	A	192.160.0.1
www	IN	A	192.160.0.2
www	IN	A	192.160.0.3

E no NSLOOKUP obtive:
> www.com.br
Server:  dns.com.br
Address:  192.168.0.125

Name:    www.com.br
Addresses:  192.168.0.1, 192.168.0.2, 192.168.0.3

E funciona legal, o DNS acaba por trocar aleatoriamente a ordem dos IP's
a cada solicitação.

No reverso, repita o procedimento

1	IN	PRT	www.com.br.
2	IN	PRT	www.com.br.
3	IN	PRT	www.com.br.

No apache de cada maquina, certifique-se de ter colocado o mesmo nome do
server para ambos =)
Na primeira vez que tentei fazer isso, tentei criar um CNAME para fazer
algo mais profi, mas não da certo, ele vicia no primeiro IP e não troca
como no ALIAS.

[]'s

rvincoletto em zipmail.com.br wrote:

> tenho duas máquinas que vao responder por um único nome. Como faço isso?
> Sei que se tenho dois nomes, por exemplo, www.qqcoisa.com.br e www.qqcoisa2.com.br
> e um único ip, eu devo usar cname, mas, e o inverso?
> como faço? o que uso?
>
> Thank`s...
> Renata

Atenciosamente,
Alexandre D. Bensi
System/Network Administrator
--
Icq Uin: 118731900
Phone Number: (+55 +16) 2608236 Ramal: 254