[FUGSPBR] Editor de texto e compilador C

Diego Linke - GAMK linke em calnet.com.br
Qua Set 12 08:15:32 BRT 2001

Ola,

Seguinte para programar eu indico o bom e velho "vi" (para tudo ele eh
sempre melhor).
Seguinte para aparecer a linha corrente no "vi" digite ESC depois CTRL+G,
e para ficar numerada a linha digite ESC depois :set number

Bom sobre editor eh isso.

Bom com relacao ao compilador. que vc quer fazer um passo a passo.
Eu conheco a solucao com gcc + gdb.

Primeiramente vc compila o programa normalmente, soh que usando a flag -g

# gcc programa.c -g -o programa

Depois disso voce execute o gdb no seu programa

# gdb programa

Dai vai cair numa especie de "shell" do gdb dai vc faz:

break main
s   <-- cada "s" que vc preciona eh Step-to-Step (passo a passo)

OBS:
O "r" serve para rodar o programa caso queira que ele passe parametos
digite "r diego" ele passara o parametro "diego" para o programa.
Se no meio da execucao quiser saber o que contem uma variavel digite:
"p [nome_da_variavel]".

Bom acho que eh isso ai....

consulte o man page do gdb e o help dele.

Abracos

--
Atenciosamente,
--