[FUGSPBR] compilando e makeando o sistema

Capriotti capriotti em cee.com
Ter Set 18 23:58:18 BRT 2001

Gente:

Andei dando umas meditadas sobre compilações de kernel e de sistema, e
acabei chagando a umas conclusões que não são - imagino - de domínio comum,
então resolvi compartilhar minha ignorância com os outros.

Para gente como eu que tem dios ou três computadores com FBSD, não vale a
pena manter um servidor CVS interno, para atualização de fontes do sistema.

Ao mesmo tempo, é muito capaz que o pessoal não queira/possa se dar ao luxo
de fazer um make world por semana nos seus maravilhosos servidores pentium
100 com 16 MB de ram (ou piores), como eu.

E nem sempre usar o NIS é uma alternativa popular, afinal, pra que diabos
eu vou manter um servidor NIS em um pentium 100 ou equivalente, "só" por
causa dos fontes do sistema.

Some-se a isso as largurtas de banda carentes que a maioria de nós tem -
afinal, tente dar um CVSup e utilizar alguma outra aplicação que use muita
largura de banda, como os imprescindíveis "Quake 3", "Team Fortress" ou
"Unreal Tournament". você vai acabar morrendo e pagando mico. (hehehe)

Por isso acabei chegando às seguintes conclusões que exponho aqui, para,
inclusive ser rebatido ou corrigido:

1) Mantenha os arquivos de configuração de Kernel de todas as máquinas de
seu interesse no seu computador mais rápido (/usr/src/sys/i386/conf)
2) Faça o CVSup em apenas UMA máquina na rede. De preferência a mais rápida.
3) faça um make buildworld
4) faça um TAR do resultado do make buildworld (Preciso de ajuda aqui; a
partir de qual diretório deve-se incluir no TAR ?)
5) faça o make buildworld KERNCONF=[cada um dos kernels] para todos os
arquivos de configuração de kernel que você queira.
6) faca um TAR separado para cada resultado de buildkernel (preciso de
ajuda de novo. A partir de qual diretório ? )
7) copie (FTP ou outro recusro) os arquivos TAR da compilação do sistema (o
do buildworld) e do kernel específico (do buildworld) para cada uma das
máquinas-alvo.
8) descompacte (ajuda de novo. Acho que vai ser algo com tar vz ou tar fvz)
9) execute em cada máquina o make installkernel KERNCONF=kernel_daquela_maquina
10) execute em todas as máquinas make installworld

Se não houber nenhum problema de instalação, todos os computadores deverão
estar com a versão mais atual do sistema agora, com uma compilada só, e uma
economia de tempo FABULOSA !

Nota: Usuários de NIS vão achar isso muito fácil, pois nem precisam
copiar/passar arquivos.

eu acho que essa pode ser uma dica útil, mas preciso que alguém preencha as
"lacunas".

[]s

Capriotti

----