[FUGSPBR] Ataques

Vinicius Moreira Mello vinicius em lineone.net
Sex Set 28 00:55:20 BRT 2001

Ronan Lucio wrote:

> 1. No meu freebsd-4.3 só aparece a mensagem
>     Limiting closed port RST response from 1800 to 200 packets per second.
>
>    Alguém sabe qual é a opção que tenho que setar para ele me mostrar o IP?

Acredito que o kernel apenas esteja controlando a emissao de pacotes TCP/IP com
a flag RST no pacote. Essa flag indica para fechar uma conexao TCP existente.
Pode ser que a conexao de muitos clientes esteja expirando ou que algum daemon
tenha reiniciado ou terminado e teria notificado os clientes disso. Veja no
LINT:

# TCP_RESTRICT_RST adds support for blocking the emission of TCP RST packets.
# This is useful on systems which are exposed to SYN floods (e.g. IRC servers)
# or any system which one does not want to be easily portscannable.

O kernel faz isso pra despistar alguma ferramenta de portscan ou para nao gerar
mais flood ainda respondendo a ataques de SYN flood, mas acredito que nao seja
isto que esteja acontecendo.

> 2. As minha máquinas estão com FreeBSD-4.3 e o roteador (Cisco) ja ta com
>     a opção no-ip-direced-broadcast (ou algo assim).
>     O que mais eu posso fazer pra previnir este tipo de ataque?

No FreeBSD a opcao que nao permite a respostas de echo de broadcast ja' vem
setada como padrao.  Voce pode acessa-la via: # sysctl net.inet.icmp.bmcastecho

--
Vinicius

----