[FUGSPBR] Netmask ???

ricardorsj em uol.com.br ricardorsj em uol.com.br
Sex Set 28 19:29:01 BRT 2001

	Olá

> ALguem tem algum how-to ou doc sobre netmask ?
> Como definir e o que ocorre se nao estiver correta ?

	Tem o subnet-howto do ldp que é facil de entender,
canallinux.cjb.net

> Por exemplo, meu provedor me passou:
>
> IP Subnet.......: xxx.yyy.zzz.96
> Começo da faixa.: xxx.yyy.zzz.97
> Término da faixa: xxx.yyy.zzz.102
> Broadcast.......: xxx.yyy.zzz.103
> Máscara.........: 255.255.255..248
>
> Porque é 248  a mascara ? e se eu deixar 0 ? o que implica isso ?
> E como faco para saber outras mascaras de casos parecidos ?
> Tem algum prog que calcula ?
> Ou é alguma logica de AND BINARIO no ultimo byte ?

	Porque vc tem uma subnet de 8 IPs ou /29. A mascara eh 248
porque para obter o IPs vc precisa de 2^3, o que requer que vc
tenha 3 bits no último octeto. Pense assim:

	12345678	12345678	12345678	12345678
	XXXXXXXX	XXXXXXXX	XXXXXXXX	XXXXX000

	Os X sao os bits ocupados pela rede, e o "0" por sua subnet,
assim 2^3 = 8, assim vc tem 8 ips...

	Se um octeto tem 8 bits e vc usou tres, vc faz a conta (2^8)-
(2^3) que é 256-8 = 248... Por isso a subnet é 248.

	Conte quantos X vc tem ... 29, por isso a mascara pode ser
representada como /29 tambem... Mas vc deve usar a notacao
decimal de 0 a 255...

	Vc nao deve colocar mascara 0 porque se vc for contactar
outro micro da mesma faixa /24 ele vai pensar que faz parte da sua
rede (quando na verdade faz parte de outra subnet) e vai mandar
par aonde aponta a rota da sua subnet 255.255.255.0 (que na
verdade é 255.255.255.248, ou seja: para sua rede local...
	Se vc tiver a mascara correta, 248, quando vier um pacote
para, digamos, o IP final 2, ele vai ver que nao faz parte da sua
subnet e mandar para o default gateway

	Espero ter ajudado.

	[]'s
	Ricardo.