RES: [FUGSPBR] off topic - curso de freebsd

Erick erick.77 em bol.com.br
Sex Abr 5 08:44:32 BRT 2002

Ola Pessoal

Quem é do aqui do Rio tem curso sim....

##################
Conteúdo do curso:

Conceito de Sistema Operacional e Unix.

História do Unix.

As versões de Unix e suas diferenças.

Diferenças entre Unix e Linux.

Considerações sobre Unix e a plataforma Microsoft.

Unix, Linux e Microsoft: onde usar o quê?

Exemplos do que um Servidor Unix pode desempenhar.

Considerações sobre o software aberto.  Debate sobre
questões empresariais.  A decisão a tomar.

Conceitos de Discos, partições e Sistemas de Arquivos.

Partições Unix x Partições DOS x Partições NTFS.

Diferenças entre Unix e Microsoft NT Server e Windows
2000 Server.

Considerações sobre hardware e hardware para servidor no
Unix.

Lista de hardware suportado.

Características da versão 3.

Instalando o Free BSD.

Tipos de instalação.

O diretório tools.

Instalando pelo MS-DOS.

Criando disquetes de boot.

Iniciando a instalação pelo CD-ROM.

Excluindo e criando partições Unix.

Editando partições.

Pontos de montagem e dispositivos.

Considerações sobre a partição Swap e seu tamanho
correto.

Considerações sobre as partições de um servidor Unix.
Partições obrigatórias.

Selecionando pacotes para instalação.

Definindo Serviços de rede.

Definindo interface de rede.

Conceitos de Redes de Computadores.

Tipos de Redes.

A Rede Unix e a Rede Microsoft.

Protocolos.

Principais protocolos: TCP/IP, NetBEUI, IPX/SPX, NWLink.

O TCP/IP.

Classes de rede TCP/IP.

Endereços IP.

Endereços reservados de IPs.

Componentes do TCP/IP: ICMP, ARP, TCP, IP, UDP, FTP,
Telnet, SNMP.

Considerações sobre o adaptador de rede no Unix.

Configurando o TCP no Unix.

Detectando e corrigindo problemas comuns na instalação.

Instalando ports.

Configurando a interface gráfica X11.

Configurando o mouse.

Configurando o teclado.

Efetuando logon.

Comandos rápidos de teclado.

Trabalhando multiusuários.

Digitando um comando.

Corrigindo comandos.

Repetindo um comando.

A lista de históricos de comandos.

Completando automaticamente um comando.

Cancelando um comando.

Limpando a tela.  Utilizando a pausa em comandos.
Usando coringas.

Efetuando logout.

Desligando o Free BSD corretamente.

Usuários e grupos.

Classes.

Obtendo ajuda para comandos.

Lendo o manual eletrônico.

A árvore de diretórios Unix.  Diretórios importantes e
seus conteúdos.

O diretório /.

O diretório /bin.

O diretório /dev.

O diretório /etc.

O diretório /home.

O diretório /tmp.

O diretório /usr.

O diretório /var.

O diretório /opt.

O diretório /proc.

O diretório /mnt.

Outros diretórios e subdiretórios importantes.

O Shell.  O que é um Shell.  Tipos de Shell.

Comandos de diretório: listando o conteúdo do diretório,
mudando de diretório, criando um diretório, copiando
diretório, removendo um diretório vazio, removendo um
diretório com conteúdo, visualizando o caminho completo
do diretório atual, indo para o diretório do usuário
logado.  Tamanho de diretórios.

Criando arquivos ou diretórios ocultos.

Comandos de arquivos: Lendo o conteúdo de arquivos,
copiando arquivos, movendo arquivos, renomeando,
excluindo.

Entendendo as permissões de arquivos e diretórios.
Alterando as permissões de múltiplas maneiras.

Alterando propriedade de arquivos e diretórios.

Localizando arquivos por nome, data, tipo e
proprietário.

Procurando caracteres específicos em uma listagem de
arquivos.

Makedev.

Daemons.

Finalizando processos.

Userconfig.

Iniciando em modo single user.

Comandos de disco: visualizando o espaço livre,
visualizando o tamanho da unidade, formatando, checando
a unidade.  Corrigindo erros na unidade.  Visualizando
partições montadas.

Sistemas de arquivos suportados pelo Unix.

O conceito de montagem no Unix.

Trabalhando com dispositivos.

Adicionando um disco.

Sysinstall.

Trabalhando várias unidades de disco.

Montando e desmontando unidades.

Criando partições para usuários.

Montando e desmontando o floppy e CD-ROM.

Montando uma partição DOS/Windows.

Acessando e trabalhando na partição DOS/Windows.

Formatando disquetes.

Montagem automática de partições na inicialização.

Montando partições somente para leitura.

Criando um disco de boot.

Comandos de usuários e grupos: visualizando os usuários
atualmente conectados, visualizando as seções de login.
Criando usuários.  Criando senha do usuário.  Criando
grupos.  Adicionando usuários a grupos.   Identificando
UID e GID.   Alterando nomes de login.

Desativando temporariamente um usuário.

Desconectando um usuário.

Trabalhando diretivas de usuário.  Diretivas de senhas,
alteração, tempo.  Exceções às diretivas.

Arquivos de diretivas.

Personalizando o diretório do usuário.

Compactando e descompactando arquivos.

Trabalhando com os formatos .zip, .Z, .gz, .bz2.

Usando Tar.

Usando Gzip.

Executando backups no Unix.

Gerando e restaurando um backup.

Realizando backups em disquetes.

Usando crond para a execução de tarefas automáticas.

Trabalhando com variáveis.

Listando as variáveis usadas pelo sistema.

Variáveis.  Criando uma variável.

Alias.  Criando um alias para um comando.

Criando um alias para múltiplos comandos.

Instalando uma impressora.

Configurando e iniciando o servidor de impressão.

Imprimindo a partir da linha de comando.

Visualizando a fila de impressão.

Removendo um trabalho da fila de impressão.

Troubleshooting: O que ocorre quando o Unix não
Imprime.

Usando Ghostview e Ghostscript.

Usando a Interface gráfica.

Usando o Emacs.

Usando Vi

Configurando o Kernel.

Opções do Free BSD.

Módulos.

Configurando a rede usando Sysinstall

Roteamento.

Colocando seu servidor na Internet.

Registrando o domínio.

Configurando o DNS e um servidor DNS - Bind.

Trabalhando o arquivo named.conf.

As instruções options e zone.

Configurando um servidor Master e Slave.

Iniciando o servidor DNS.

O papel do DNS e do hosts.

Configurando um cliente.

Que máquinas inserir no DNS.

BIND (Berkeley Internet Name Domain).

Introdução à Firewall.

Usando ferramentas de rede.

Entendendo o NFS – Network File System.

Configurando o arquivo exports.

Iniciando os serviços de NFS.

Definindo permissões de diretórios exportados.

Acessando diretórios como root e usuário.

Importando diretórios em um servidor.

Montando volumes NFS.

Exportando o CD-ROM e montando em outro servidor.

How To: Configurando um único site em múltiplos
servidores usando NFS.

Configurando o NFS no Boot para iniciar um servidor com
diretórios montados.

Usando o Telnet.

Configurando o Telnet.

Usando o Telnet para administração remota.

How To: criando, formatando e montando uma partição em
um disco de servidor remotamente através de telnet.

Executando aplicativos remotamente via Telnet.

Shutdown remoto.

Desabilitando o Telnet.

Impedindo o servidor de usar o serviço Telnet.

Outras formas de administração remota.

How To: Como, tendo uma conta em um servidor Unix, é
possível acessar os arquivos do servidor mesmo sem
Telnet.

O programa Rlogin.

Desabilitando rlogin.

Lista de portas e serviços no Unix.

Construindo um servidor FTP.

FTP público.

FTP de usuários.

Configurando um servidor FTP para Internet.

Comandos de FTP.

O diretório pub.

Configurando mensagens para os usuários.

Configurando variáveis de mensagens.

Limitando o número de usuários.

Realizando FTP para conta de usuário.

How To: Configurando um servidor FTP Unix para uma
máquina cliente 98 ou NT ou Windows 2000 Server.

Limitando o usuário a sua pasta home no FTP.

How To: Preparando uma pasta para um cliente atualizar
seu site via FTP.

Desativando o FTP.

Desativando o usuário anonymous.

Definindo usuários para usar o FTP.

Configurando o servidor Web Apache.

inicializando o Apache.

Configurando o site principal de um servidor.

Diretórios do Apache.

Abrindo a página principal de um site.

How To: realizando FTP para o site principal,
atualizando-o.

Configurando uma área restrita em um site.

Acessando uma área restrita no site web com username e
password.

Criando múltiplos sites em um servidor.

Sites virtuais.

How To: criando sites de clientes e realizando FTP para
o site, atualizando-o.

Interagindo o site Web com o servidor FTP para a
Internet.

Criando aliases para diretórios locais.

Ícone de arquivo.

Controle de acesso.

Autenticação de usuários.

Monitorando o servidor Web.

Reiniciando o servidor Apache.

Usando o Netscape no Unix.

Introdução ao Sendmail.

Instalando o Sendmail.

Introdução ao SMTP.

Introdução ao POP.

Definindo Aliases para usuários.

Configurando o Sendmail para o envio de mensagens.

Enviando e recebendo mensagens.

Criando um servidor de caixa de correio.

Criando contas de caixa de correio para usuários.

Criando conta POP para o acesso somente ao mailbox.

Arquivos Log do servidor.

Iniciando o Servidor Samba.

Entendendo os conceitos da rede Microsoft.

Uma introdução ao Domínio Microsoft.

O que o Samba pode fazer: controlador de domínio e
servidor membro.

Configurando o Servidor Unix para fazer parte de uma
Rede Microsoft.

Inserindo o Servidor Unix em um Domínio Microsoft.

Como o Unix “invade” um domínio NT sem permissão.

Como o Unix “invade” um domínio 2000 sem permissão.

Trabalhando o Servidor Unix em uma rede Microsoft.

Configurando o Servidor Unix para ser acessado por
usuários das contas de um Domínio da Rede Microsoft.

Criando diretórios de livre acesso.

Criando diretórios de acesso restrito ou somente-
leitura.

Compartilhando o CD-ROM e floppy para a Rede Microsoft

Compartilhando todo o diretório raiz para o
administrador da rede Microsoft.

Mapeando um diretório Unix em uma rede Microsoft.

Visualizando os servidores Unix no Ambiente de Rede e
Explorer das máquinas Microsoft.

Visualizando os servidores Unix no Gerenciador de
Servidores de um NT Server.

How To: Criando um site no Front Page da Microsoft, e
publicando em um Servidor Apache arrastando para um
diretório compartilhado.

Iniciando o servidor DHCP.

Configurando o range de uma rede.

Definindo informações para a rede TCP.

Definindo informações para a rede NetBeui da Microsoft.

Definindo IP e informações para uma máquina específica
na rede através de seu endereço físico.

Definindo IPs para todas as máquinas na rede através de
seu endereço físico.

Co-existindo mais de um servidor DHCP na rede.

O arquivo rc.conf.

O arquivo aliases.

O arquivo csh.cshrc.

O arquivo csh.login.

O arquivo csh.logout.

O arquivo crontab.

O arquivo disktab.

O arquivo fstab.

O arquivo group.

O arquivo login.conf.

O arquivo master.passwd.

O arquivo motd.

O arquivo passwd.

O arquivo profile.

O arquivo rc.

O arquivo rc.local.

O arquivo shells.

O arquivo syslog.conf.

O arquivo exports.

O arquivo rc.firewall.

O arquivo ftpusers.

O arquivo hosts.conf.

O arquivo hosts.

O arquivo inetd.conf.

O arquivo named.conf.

O arquivo networks.

O arquivo protocols.

O arquivo rc.network.

O arquivo services.

O arquivo disktab.

##########################

Bom o curso começa bem do basicão (o que pode deixar
algumas pessoas chateadas) e vai até servidor de dns, e-
mail, arquivos, impressao e por ai vai

Não irei divulgar o nome da escola na lista porque
algumas pessoas certamente irão se irritar c/
progragandas na lista (e eu nem irei ganhar nenhuma $
por isso tb ;-) )

Quem quiser me mande um e-mail em pvt

[ ]'s

> Epa!