[FUGSPBR] controle de banda

Capriotti capriotti em cee.com
Dom Abr 7 19:44:46 BRT 2002

Amauri:

O controle de velocidade no Free e' feito pelo DUMMYNET compilado no
kernel, e as definicoes de velocidade VC faz no arquivo /etc/rc.firewall,
como se fosse uma regra de filtragem do firewall.

Funciona muito bem; Lembre-se de filtrar a entrada e saida de dados senao a
velocidade de upload vai ficar " fora de coltrole" .

Tenho o controle de velocidade por faixa de IP.

Cliente com velocidade 1 recebe IP      192.168.1.x
                         2               192.168.2.x
                         3               192.168.3.x

e assim por diante.

cada faixa de IPs tem duas linhas que controlam entrada e saida de dados.

Facil, mas da um trabalhinho.

o man ipfw eh bem claro sobre como funciona o PIPE para controle de largura
de banda. Da uma lidinha lah.

[]s

----