[FUGSPBR] Regras de Firewall

Patrick Tracanelli eksffa em bsd.com.br
Ter Abr 9 08:54:17 BRT 2002

Bom dia,

Da man page do ipfw(8):

icmptypes:

echo reply (0),
destination unreachable (3),
source quench (4),
redirect (5),
echo request (8),
router adver-tisement (9),
router solicitation (10),
time-to-live exceeded (11),
IP header bad (12),
timestamp request (13),
timestamp reply (14),
information request (15),
information reply (16),
address mask request (17)
and address mask reply (18).

do meu rc.firewall:

${fwcmd} add 1350 drop icmp from not ${net2} to me in via ${ife}
imptypes 8,13,15,17
# restringe apenas icmp-echo family (request, pq reply eu quero receber
quando eu fizer request)

Nunca tive problemas bloquando esses tipos de pacotes ICMP, mas nao
descarto a chance deu ter alguma dor de cabeca algum dia.. de qualquer
forma ja tive muito problema ao bloquear *todos* icmp, especialmente
problema de roteamento e umas tretas com arp, entao por experiencia
(pessima) propria, eu sugiro nao bloquear todos pacotes icmp.

Apenas dropar icmptype 8 ja desmotivaria os pings dos curiosos... e um
echo-flood tbm.. icmptype 8 e 0 sao os mais usuais de se rancar fora hehe

----