RES: [FUGSPBR] Firewall - dimensionamento hardware

Alexandre Vasconcelos alexandre em sspj.go.gov.br
Qua Abr 10 11:01:51 BRT 2002

Flávio,

O firewall tem que ser uma máquina o mais confiável possível - discos SCSI,
fontes redundantes, etc - pra funcionar 24x7. No meu caso tenho uma rede com
uns 600 usuários pendurados no meu squid, pede as requisições pro meu
firewall (que ainda faz mais alguns outros serviços), que é um Pentium
133Mhz com 128MB, dois discos SCSI de 2Gb cada com FreeBSD 4.5 STABLE. Essa
máquina nunca passou de 10% de uso da CPU :)
Estamos comprando uma mais parruda com 2 processadores pra substitui-la, vai
sobrar recurso por muito, mas muito tempo...

Ah, sobre performance.
- Fazer uma boa distribuição das partições,
- compilar o kernel apenas com o que vc vai precisar,
- instalar apenas o necessário,
- construir boas regras de firewall,
- correr pro abraço :)

Espero ter ajudado.