[FUGSPBR] Re: VPN com client Win2k sob firewall

Capriotti capriotti em cee.com
Qua Abr 10 20:47:59 BRT 2002

Seria interessante dar uma olhada na saída de um portscan pela frente e por
trás desses firewalls.

Uma possibilidade é que o pessoal externo já tenha uma VPN e redirecione o
tráfego para outra máquina interna, inclusive os pacotes GRE. Se fizerem
isso incondicionalmente, dá bode.

Não tem jeito - fácil - de fazer a VPN baseada em MPD usar outra porta,
mas, recompilando o port modificado, não vejo problema. O Grande problema é
que os clientes windows só usam uma porta fixa para VPN e ponto final, até
onde eu pude ver.

Também seria interessante ver um tcpdump no hora que um dos clientes tentra
se conectar ao seu servidor VPN, e a saída do log do VPN, para ver em que
ponto a negociação falha. PAra isso é só iniciar o mpd manualmente com a
opção -k que ele entra em modo console e você pode ver tudo o que ocorre.

Também existe a opção de ligar o log dele.

[]s

----