[FUGSPBR] Performance no firewall

Capriotti capriotti em cee.com
Sex Abr 19 10:51:09 BRT 2002

Estou supondo que os servidores por trás do firewall têm IPs internos
(classe 192.168.x.x ou algo parecido).

Se for isso, coloque os nomes e endereços deles no arquivo /etc/hosts do
seu firewall.

E faça isso no computador de email também; A rigor, faça em todos.

se um determinado servidor responder por mais do que um IP, coloque isso
também no arquivo, da seguinte maneira:

192.168.1.10    webserver1
192.168.1.20    webserver1
192.168.1.25    pop1
192.168.1.30    smtp

e por aí vai. Coloque os IPs publicos tambem, de preferência com o dominio
completo

200.207.45.76   romberval.uol.com.br.
ou
200.207.45.76  romberval.uol.com.br romberval

Note o ponto no final da linha !

Se no seu caso você tiver clientes que usam um pool de IPs que você
fornece, coloque esses caras em algum canto que eles possam ser
reconhecidos (DNS ??? Ainda prefiro o /etc/hosts) com a sintaxe

200.207.y.x             dial-up-200.207.y.x.uol.com.br
200.207.x.x             dsl-home-200.207.x.x.uol.com.br

Pelo que eu notei, quando um computador "desconhecido" tenta um acesso aos
servidores, esses tentam fazer algum tipo de verificação e/ou
reconhecimento. Se eles já são velhos conhecidos, então tudo fica mais fácil.

Essa é a minha experiência, e tem se provado verdadeira.

Agora, não existe essa história de rebootar o FreeBSD para resolver
problemas de performance ! Isso é coisa de Windows !

[]s

----