[FUGSPBR] FBSD4.5-MailRelayServer+Amavis+Viruscan

FranciscoCabrita em novodesign.pt FranciscoCabrita em novodesign.pt
Sex Abr 19 10:51:15 BRT 2002

Oias Ronan no meu em sendmail.cf tenho estas linhas, quando eu faço um mail
-v franciscocabrita em novodesign.pt ele mostra que arranca o amavis (até pelo
mailstats)
o programa que aparece é o amavis, por isso penso que seja a primeira linha
que ele pega,, a minha duvida é, mudo essa mesma linha ? nessa linha é em P
= colocar o path para o
 procmail só ?
#######
Mamavis,    P=/usr/local/sbin/amavis, F=mlsACDFMS5:/|@qhP, S=0, R=0
            T=DNS/RFC822/X-UNIX
            A=amavis $f $u

Mlocal,           P=/usr/libexec/mail.local, F=lsDFMAw5:/|@qPSXfmnz9,
S=EnvFromL/HdrFromL, R=EnvToL/HdrToL,
            T=DNS/RFC822/SMTP,
            A=mail.local -l

Mprog,            P=/bin/sh, F=lsDFMoqeu9, S=EnvFromL/HdrFromL,
R=EnvToL/HdrToL, D=$z:/,
            T=X-Unix/X-Unix/X-Unix,
            A=sh -c $u

 ########

 A topologia da "coisa"

  MailServers - Lotus Domino R5
  GatewayMaster IN - Lotus Domino R5+GroupShield
  GatewayMaster OUT - Lotus Domino R5
  Firewall Física
  Mail Relay Server - FreeBSD 4.5 stable + sendmail+Amavis+Viruscan(Mcafee)

  MailServer       MailServer      MailServer
        \                   |                 /
         +------------+------------+

            -----------+-----------
          /                                  \
  GatewayMaster IN      GatewayMaster OUT
          |                                  |
           \                                 /
             \------+         +------/
                         \      /
                           \   /
                            | |
  -----------------Firewall------------------

  /internet-----------+---------------------\

                    Mail Relay Server

  \-------------RelayProvedor---------------/
  Configurações do Mail Relay Server:
  /etc
  rc.conf
  sendmail_enable="YES"
  /etc/mail
  mailertable
  .dominios_internos.pt relay:IP_FIREWALL_GWMASTER_IN
  etc...

  access
  gatewaymasterout.dominio.pt relay
  relay.provedor.pt relay

  relay-domains

  relay.provedor.pt
  -mailertable
  Domain Routing providencia uma
  via que define um metodo especial para
  transferir email para certos dominios.Isto
  pode ser util se o seu sistema actua como
  um gateway para mail servers que não chegam
  fora da rede, ou se quer forçar todos os mails
  de um dominio em particular a serem roteados
  para outro servidor.
  Não deve ter nenhuma entrada em LOCAL DOMAINS
  para dominios roteados.No entanto deve ter uma
  entrada DNS MX a apontar para o sistema para
  cada dominio a ser roteado.

  -access
  Sendmail spam control dá-lhe a oportunidade de
  previnir spam de chagar aos utilizadores rejeitando
  mails de certos endereços, e previnir spammers de
  usar o seu systema como relay.Por defeito o sendmail
  vai aceitar mails de todos os endereços para um
  utilizador local, mas previnindo que nenhum cliente
  ou mail server de fazer relay apartir do seu sistema.
  Tipicamente deveria inserir regras de spam control,
  para rejeitar mail de spammers, e regras para deixar
  outras maquinas na sua rede fazer relay de mails
  apartir desta.

  -relay-domains
  A não ser que deixados por regras de spam control,
  o sendmail só vai permitir o relay para dominios
  listados aqui.Emails que não são para os local users
  e para os dominios listados, são rejeitados.
  Se o seu sistema actua como um gateway para vários
  dominios, não há acesso directo de fora para a sua
  rede(uso de domain routing),então todos estes dominios
  devem ser listados aqui.

  #####DUVIDAS######
  1-no caso do gateway, só me interessa passar o scanvirus a mails que
  entram para a GatewayMaster IN, ou seja a mails
  que chegam à minha rede, e não dos que saiem,alguem sabe como posso
  parametrizar isto??
  2-No relay presentemente tenho apenas uma placa de rede,
  não seria uma boa opção ter duas, para dividir o que entra
  do que sai em dois interfaces diferentes, isto porque já que vão ser
  divididos pelo sendmail, secalhar uma ajudinha
  a nivel de hardware não seria mal.! que dizem

|---------+------------------------------>
|         |           Ronan Lucio        |
|         |           <ronanl em melim.com.b|
|         |           r>                 |
|         |           Sent by:           |
|         |           owner-fugspbr em mail.|
|         |           fugspbr.org        |
|         |                              |
|         |                              |
|         |           19-04-2002 08:38   |
|         |           Please respond to  |
|         |           fugspbr            |
|         |                              |
|---------+------------------------------>
  >------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------|
  |                                                                                                                              |
  |        To:      fugspbr em fugspbr.org                                                                                          |
  |        cc:                                                                                                                   |
  |        Fax to:                                                                                                               |
  |        Subject: Re: [FUGSPBR] FBSD4.5-MailRelayServer+Amavis+Viruscan                                                        |
  >------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------|

On Fri, 19 Apr 2002 02:26:40 +0100
FranciscoCabrita em novodesign.pt wrote:

> Oias acabei de montar um relay de mail em FreeBSD no qual instalei o
amavis
> com o viruscan da mcafee.. a minha pergunta é, posso definir para o
amavis
> só correr o scan aos mail que entram,, ou seja só scanne os mail que veem
> do relay do meu provedor para mim,, não me interessa perder poder de
> processamento para mails que já veem de workstations com antivirus.

Sim, eh possivel.
Pra isso voce tem que habilitar o avamis pela linha do procmail
e nao pelo master.cf (Postfix)

[]´s
Ronan
----