[FUGSPBR] Re: RES: [FUGSPBR] 500...

oarn1 em zipmail.com.br oarn1 em zipmail.com.br
Sex Abr 19 11:04:07 BRT 2002

Que ninguém leia isso como um ataque pessoal, eu NÃO quero
atacar ninguém, mas também não dá para ficar calado...

Sou assinante de listas de discursões faz algum tempo, e
considero elas uma das coisas mais legais da rede.

Explico:
Quando assinei a minha primeira lista de discursão (uma sobre
linux) eu tinha apenas um curso de nível médio na área de
tecnologia, só sabia os que os professores ensinavam. Despois de
algum tempo lendo muitas mensagens e postando algumas (quase
sempre muito tolas) meu horizonte já tinha se expandido
imensamente. É incrivel o conhecimento agregado nestas listas!
Você encontra gente de todo tipo, desde de simples curiosos até
Engenheiros, Professores Universitários e muitos administradores
de sistemas, muitos mesmos, todos eles com uma visão excelente
do que funciona e não funciona, do que o Unix pode realmente
fazer e do que não pode. É quase como um curso por fora, algo
que os livros não podem agregar porque eles nunca vão poder
modificar-se e adaptar-se a tecnologia em tempo real. Hoje depois
de acompanhar essas listas por alguns anos e usar Linux e BSDs por cerca
de 4 anos creio eu que tenho uma visão que é muito
melhor de como os sistemas operacionais, internet e computadores
funcionam do que os meus colegas de curso. Dia desses postei uma
mensagem falando de um programa muito simples que tinha escrito
e valia-se de um recurso do kernel do Free para monitorar o que passa na
rede. O programa era algo muitíssimo simples, o curioso dele é que o conhecimento
para escreve-lo mão veio de livros nem de nenhuma aula, foi todo tirado
da lista de discursão e leitura de man pages. Isso é algo glorioso? Para
um professor de
universidade não, mas para um estudante de primeiro periodo sim.
Acompanhar uma listas dessas agrega muita coisas a nós, simples
mortais. O curioso é o que ocorre quando as listas começam a
crescer. Alguns acham ótimo, pois isso indica que seu sistema
está cada vez mais sendo usado. Mas outros... Outros começam a se
chatear, porque os novatos (no ápice da empolgação) começam a
postar mensagens consideradas tolas. Até aí tudo bem, todos temos
o direito de não gostar de ver nossos mails cheios de mensagens
do tipo "como adicionar um usuário ?" Mas depois um responde
"Isso já foi respondido!" ou pior, alguém sugerem moderar a
lista. Porque todos nós não fazemos assim: não quer responder,
não responde! Com o tempo o novato vai observar o tipo e nível
das mensagens postadas e entender como a comunidade funciona. É
simplesmente impossível que de vez em quando não apareça uma
mensagem destas, ou que alguem não se chateie com o nível das
mensagens. Vamos ter consciência! Uma lista de mails de
cerca de 500 pessoas e querer que tudo seja o paraíso? O nivel
desta lista é excelente! Nunca (que eu tenha visto) alguém
postou uma corrente ou qualquer uma dessas idiotices (coisa que vira e mexe
aparecia na lista de Linux). Mas querer que nunca
apareça uma pergunta tola, ou alguém com "indisposição" para
procurar algo é utópico! E o mais engraçado é quando começam a
discutir isso, gera um thread muito maior que as tolices!
Logo:
Não devemos nos chatear com os novatos. Para eles o histórico e
as man pages.
Não devemos nos chatear com os ocupados, todos nós somos! Para eles o fim
de semana!

O que não podemos é gerar threads imensos sobre isso!
Depois de algum tempo o novato vai ver que o man é o melhor
sistema de help que existe, pois ele realmente ajuda!
E com um pouco mais de tempo ele próprio vai poder responder
certas dúvidas e encontrar suas soluções sozinhos e nunca mais
vai postar mensagens tolas, coisa que eu mesmo já fiz. A
educação vai passar por osmose e ele será um ex-novato.

T+ galera
Otacílio Neto
O novato mais chato da lista!