[FUGSPBR] FBSD4.5-MailRelayServer+Amavis+Viruscan

FranciscoCabrita em novodesign.pt FranciscoCabrita em novodesign.pt
Sex Abr 19 21:50:10 BRT 2002

Oias novamente,,, isto tá dificil,,, agora deu um erro
Too many hops 30 ( 25 max)
espero ter resolvido isto ao aumentar para 50
.....BEM vou contar o que se passa,,,,
aqui na interpryse temos 14 mailservers em lotus Domino R5 que transmitem e
recebem mails da gateway master, um Lotus Domino R5 que neste momento envia
e recebe (a passar pela firewall) os mails para o nosso provedor (e dele
recebe para os nossos dominios).
Todas as empresas são da área de Design, o que quer dizer que num total de
500 pessoas, o trafego de mail é enorme,, e os mails a serem enviados para
fora também sáo grandes,,,
o que está a acontecer é que a gateway master de mail, está sobrecarregada
e não consegue esvaziar a queue a tempo e horas,, quer pelo volume de mails
quer pelo antivirus atrazar tudo,,(Neste caso GroupShield),, até ao ponto
de estarem 1400 mails para sairem.
Então foi ai que tentamos colocar um relay de mail à frente da firewall em
FreeBSD(sendmail+Amavis)

desligamos o antivirus na gatewaymaster, apontamos a sua saida de mails
para o relay em FreeBSD e abilitamos neste o antivirus. tudo ok.

O que está a acontecer neste momento é que os mails internos saem com muita
velocidade mesmo para o provedor,, as queues tanto do gatewaymaster como do
relay estão practicamente sempre vazias,, e de lembrar que o FreeBSD é que
passa o scan nos mails.. Agora, o problema é outro,, os mails que chegam..O
que acontece é que os mails que chegam  para o dominio novodesign.pt são
direccionados para a gatewaymaster (gatewayout.novodesign.pt) e está tudo
bem, sem problemas,, agora se recebo um mail para username em designforce.pt
ele não é direccionado para a gatewaymaster,,, apesar de dizer sent

         tipo
"
        Apr 19 21:07:06 novod senmail[1402]: g3JK71V01402: to
=<rosarioboal em designforce.pt>, delay=00:00:15, xdelay=00:00:14,
mailer=amavis, pri=125412, dns=2.0.0, stat=Sent
"

,, ena realidade à gatewaymaster não entrou nada ...

quanto às configurações do relay

/etc/mail

em local-domains está vario,, pois eu kero fazer relay e não deixar nenhum
mail no proprio relay
-------
em mailertable , ok tenho feito o roteamento dos dominios para o seu
destino( gatewaymaster) ..

então é

.novodesign.pt    relay:_IP_DA_GATEWAYMASTER_DEFINIDA_NA_FIREWALL
.designforce.pt    relay:_IP_DA_GATEWAYMASTER_DEFINIDA_NA_FIREWALL

etc etc para todos os dominios de todas as empresas...
------
em access (spam control)

digo que

novodesign.pt    RELAY
designforce.pt   RELAY
etc etc para todas as empresas e ainda
IP_SMTP_DO_MEU_PROVEDOR    OK
e ainda
IP_DA_GATEWAYMASTER_DEFINIDA_NA_FIREWALL  OK

ou seja accept tanto do procedor como da gatewaymaster
---------
para finalizar em relay-domains tenho

os IPS_DE_SMTP_DO_MEU_PROVEDOR
e IP_DA_GATEWAY_DEFINIDA_NA_FIREWALL
--------

a gatewaymaster (lotus Domino),, está a fazer push e pull para o relay
mais dados.. /etc/resolv.conf está tudo ok

amavis retorna mail pelo postmaster se encontra virus (fiz o teste com o
eicar.com)

----------------------------------
DOMINIOS_REGISTADOS
novodesign.pt
novapublicidade.pt
e-nova.pt
designforce.pt
mestredeaviz.pt
etc....

relay_server:  novod.novodesign.pt   (é por este host.dominio que o nosso
provedor envia os mails de todos os nossos dominios)

gatewaymaster: gatewayout.novodesign.pt (Gateway Master em Lotus, neste
momento processa a entrada e saida de mail do grupo)

---
Please help,, ajudem-me a resolver este probelma, estou a ficar todo
confuso com esta m*rda ;) ,, e não queria ver mais um Lotus :)

#######################################################################################################
-------------------------------------------------------------------------------------------------------|

No sendmail eu não sei se da pra fazer, mas no
Postfix sei que funciona.

[]'s
Ronan

On Fri, 19 Apr 2002 14:51:15 +0100
FranciscoCabrita em novodesign.pt wrote:

> [...]
> S=EnvFromL/HdrFromL, R=EnvToL/HdrToL,
>             T=DNS/RFC822/SMTP,
>             A=mail.local -l
>
> Mprog,            P=/bin/sh, F=lsDFMoqeu9, S=EnvFromL/HdrFromL,
> R=EnvToL/HdrToL, D=$z:/,
>             T=X-Unix/X-Unix/X-Unix,
>             A=sh -c $u
>

>  ########

>  A topologia da "coisa"

>   MailServers - Lotus Domino R5

>   GatewayMaster IN - Lotus Domino R5+GroupShield

>   GatewayMaster OUT - Lotus Domino R5

>   Firewall Física

>   Mail Relay Server - FreeBSD 4.5 stable +
sendmail+Amavis+Viruscan(Mcafee)

----

----

----