[FUGSPBR] off-topic lan

Qui Abr 25 09:20:46 BRT 2002

Coloca um DHCP no freeBSD com tabela de macaddress de modo que
cada maquina WinX pegue um IP de rede separada :

apto 10 : IP 192.168.10.2
apto 11 : IP 192.168.11.2
.
.
.
apto 250 : IP 192.168.250.2

faz alias no free para "ver" todas essas redes
faz firewall para bloquear netbios entre 'faixas' de IP
faz firewall para bloquear qualquer IP nao 'dado'pelo DHCP
.
.

da' um bom trabalho, mas voce tera as seguintes vantagens :
- so os MACaddress cadastrados 'falam' na rede
- uma maquina nao enxerga a outra
- se 'pintar' um 'trojan' em uma maquina, nao vai passara para o predio todo
etc....

alternativa : em vez de hub, instala um switch (e configura ele, e' claro)

Antonio Torres
antonio.torres em newspace.net.br

----