[FUGSPBR] Presidente & Software Livre - Off Topic

Ronan Lucio ronanl em melim.com.br
Seg Dez 2 11:24:37 BRST 2002

Veja bem,

Primeiramente temos que entender que o Presidente é um
político, e como tal, ele precisa promover o bem para a
comunidade.

Sendo realistas, veremos que a Microsoft ainda é a melhor
alternativa para muitas empresas, pelo menos no que diz
respeito à uma solução imediatista para workstations.

Isto porque a grande maioria das empresas no Brasil,
possuem sistemas Microsoft e seus funcionários, inclusive
os gerentes de informática, só sabem trabalhar com Microsoft
e uma mudança de plataforma (Microsoft para Unix) não
é algo que se aprende do dia pra noite.

Quando se fala em mercado, economia, lucro e etc, temos
que entender que a empresa não pode parar. Isto faz com
que qualquer mudança tenha que ser planejada, aceita,
estudada e preparada com muita antecedencia para que
nada interfira negativamente na empresa, isto ainda nos
cria um vinculo de alguns anos os softwares proprietários.

Imaginem uma empresa que tenha umas 30 filiais e um
baita dum sistema desenvolvido em VB... Até ela achar
um programador que faça algo parecido para Software Livre
e o faça funcional para a empresa, demanda muito tempo
e dinheiro.

Por outro lado, penso que tal dependência não é bom
para a sociedade, nem tampouco para a economia do pais,
porém, ainda não temos estrutura técnica sufiente para
uma mudança desta natureza e, se as universidades e cursos
lançarem no mercado profissionais que saibam trabalhar
apenas com sistemas proprietários, ainda teremos um longo
caminho pela frente.

Ou seja, isto é uma questão de cultura. Nós precisamos
em primeiro lugar, que o Brasil tenha profissionais com
capacidade técnica o suficiente para atender a demanda.
Isto é uma coisa que demanda tempo e, na minha maneira
de pensar, tem que ser iniciado, parte dele, no processo
educacional.

Pergunto a vocês: Imaginem-se trabalhando numa empresa com
uma estrutura tradicional: Um servidor com o sistema da
empresa em Delphi funcionando em uma base de dados Paradox,
Um monte de documentos word compartilhados, programas em
Clipper para a mala direta, controle fiscal, folha de pagamento,
várias impressoras compartilhadas. Vocês também utilizam um
programa de envio de dados para a receita que a instalação
roda no padrão Windows.

Quantos de vocês tem condições de entrar nesta empresa e
passá-la toda para software livre?
E se o programa da folha de pagamento for desenvolvido em
Clipper e utiliza uma biblioteca gráfica específica que
não funciona com emulação?

Quantas pessoas aqui tem capacidade para isso?
Em quanto tempo seria feita esta mudança?
Sabem quantas empresas destas existem no Brasil?

Quero deixar claro que eu sou *muito* a favor do software
livre, mas tempos que pensar como vamos atingir o nosso
objetivo e, quando se fala que o Presidente vai visitar
a Microsoft, vejam isto como um ponto positivo, ou seja,
vejam isto como um processo político como o Presidente
ainda precisa manter boas relações com a Microsoft para o
bem do país.

Pelo que eu andei ouvindo sobre isto, ele também irá visitar
a comunidade de software livre americana, mais precisamente
no que diz respeito a Linux, e isso é melhor ainda... :-)

Sinal que estão mantendo boas relações com os softwares
proprietários e paralelamente estão criando novas alternativas
de sotfware livres.

Pelo menos eu penso que é isto que está acontecendo.

Como diria o nosso amigo irado:
flames /dev/null

[]'s
Ronan