[FUGSPBR] Controle de banda por conexão

Capriotti capriotti em fugspbr.org
Ter Dez 3 13:42:00 BRST 2002

Salve, gente.

Vamos colocar da seguinte maneira:

Tenho um serviço na porta x, UDP, no qual os usuários conectam -
remotamente - e, obviamente, competem entre si por largura de banda.

Sem entrar no mérito de "quem paga mais tem direito a usar uma largurta de
banda maior", eu gostaria de equalizar a largura de banda que cada um deles
usa. Ou seja, definir um teto para cada conexão, talvez com pipe/dummynet.

Com IPs dinâmicos, e com usuários variáveis, fazer por IP é inviável.

O "limit" apenas limita o número de conexões, e não outros quesitos.

Pensei então em utilizar as regras dinâmicas do ipfw, mas não sei
exatamente como elas funcionam. Estou seriamente inclinado a usar o ipfw2,
no próprio FreeBSD 5.

Existe referência sobre pipes dinâmicos, mas eu não entendi bem como usar
(e não tive tempo para ler), Alguém tem alguma dica ?