[FUGSPBR] matcd x 4.7-Release

Lisias Toledo lisias em unforgettable.com
Dom Dez 15 16:47:31 BRST 2002

Olá,

Finalmente a faculdade me deu um tempo para brincar com o FreeBSD (foram
quase um mês entre receber o 4.7-R pelo correio e abrir o lacre...8-P),
e logo de cara, justo na minha vez, decobri que o matcd (driver para o
CR-563, aqueles Panasonic/Soundblaster 2X que vinham nas AWE-32 ISA)
acaba de ser retirado da distro por motivos de licença. ;-)

Bom, isto me levou a três questionamentos:

1) Quais os problemas de licença que o pessoal do kernel enfrentou com o
src do matcd? Posso até não ter procurado direito, mas não achei uma
explicação clara sobre esta ocorrência.

2) Estes fontes estão disponíveis em um package, como no ports do NetBSD
(http://www.infomatrix.ca/portstab.php - esta página não tem anchors...
tsc, tsc..)?

3) Se sim, existe algum problema legal em compilá-lo e integrá-lo eu
mesmo na minha cópia do 4.7-R?

Tenho experiência com o Linux, mas sou ainda sou um completo tapado com
os BSDs: ainda estou chafurdando na documentação.

Se alguém, por gentileza, puder me dar algumas dicas e/ou links que
possam me ajudar na reintegração do matcd no 4.7-R aqui em casa, ficarei
grato.

p.s: SIM!!! Eu tenho uma máquina com o Matsushita CR-563, e não, eu não
quero jogar ele fora... Usarei este cd-rom com minha AWE-32 com
WaveBlaster até o final dos tempos! 8-)

Vou transplantar, temporariamente, o ATAPI da minha máquina de produção
para a de testes para instalar o FreeBSD, mas quero que o matcd seja
usado nela com o FreeBSD (preciso de algo divertido pra fazer nas
férias, anyway).

--
[]s,
(Pink em Manaus.Amazon.Brazil.America.Earth.SolarSystem.OrionArm.MilkyWay.Universe)

Bose-Einstein Condensation : A new concept on Software Development.