RES: [FUGSPBR] Capriotti - VPN

Renato Frederick frederick em lagonet.com.br
Seg Dez 16 11:48:58 BRST 2002

Pessoal, aproveitando a questão VPN.

Trabalhei com o PPTP no free/linux/2000.

Instalei com sucesso servidores e clientes PPTP no free e no 2000.

A principio utilizei para permitir que meus clientes Free/Linux
conversassem com o servidor de outra empresa que era 2000 utilizando
PPTP.

Bom, mas na necessidade precisei implementar um servidor PPTP no free
também, já que esse 2000 foi substituído e daí os clientes 98/NT40
precisavam logar aqui.

Bom, eu estava pensando em implementar algo relativo ao artigo do
capriotti :)

Mas isso exigiria uma mudança aqui na empresa.

Gostaria de saber se existe alguma desvantagem significativa em se
utilizar o PPTP, e migrar para o IPSEC, já que para mim foi uma escolha
bem pratica pois já eh nativo do 2000/XP/98 essa opção de VPN, e ate por
telefone os clientes conseguem fazer o client logar no meu free